VALE3 e bancões saltam e IBOV flerta os 145 mil pontos, mas BBAS3 pega o beco

Ações do Banco do Brasil vão na contramão dos ganhos experimentados no setor bancário.

Author
Publicado em 20/10/2025 às 17:46h - Atualizado Agora Publicado em 20/10/2025 às 17:46h Atualizado Agora por Lucas Simões
IBOV bate máxima diária aos 145.216,08 pontos, mas perde força no fim do pregão (Imagem: Shutterstock)
IBOV bate máxima diária aos 145.216,08 pontos, mas perde força no fim do pregão (Imagem: Shutterstock)
O Ibovespa nesta segunda-feira (20) fechou aos 144.626,96 pontos, avanço de +0,86%, apoiando na disparada de +1,5% das ações da mineradora Vale (VALE3), bem como a subida em bloco do setor bancário.
Grandes instituições financeiras como Itaú Unibanco (ITUB4) e Santander (SANB11) viram seus papéis se valorizarem +1,9% e +2,8%. A exceção no seleto grupo foi o Banco do Brasil (BBAS3), cujas ações caíram -0,5% e valiam R$ 20,80 cada.
Outro assunto que chamou a atenção no dia foi a autorização recebida pela Petrobras (PETR4) para explorar petróleo em alto mar na Margem Equatorial, apesar dos papéis da estatal terem cumprido o velho jargão "sobe no boato e realiza no fato", uma vez que registraram tímida alta de +0,03%.
Por sua vez, o dólar comercial terminou o dia valendo R$ 5,37, queda de -0,64%, à medida que o mercado incorporou as estimativas menores de inflação no Brasil entre 2025 e 2028 apresentadas no Boletim Focus.

Wall Street

As ações americanas (stocks) também iniciaram a semana com pé direito, com os principais índices acionários em Wall Street fechando no azul, em boa medida, com o salto de +4% dos papéis da Apple (AAPL), após casa de análise gringa elevar recomendação de manutenção para compra. Nem mesmo o apagão da gigante AWS tirou o bom humor do mercado.
Fora que os investidores globais se animaram a colocar mais dinheiro na renda variável, após autoridades do governo americano sinalizarem que o shutdown, que já dura 20 dias, deve se encerrar até a próxima sexta-feira. O alívio na guerra comercial entre EUA e China também alimentou o apetite a risco.

Ações que mais subiram do Ibovespa hoje

Ações que mais caíram do Ibovespa hoje