Vale (VALE3) tem recurso negado por tribunal inglês no caso de Mariana

Tribunal de apelação inglês negou recurso judicial da mineradora brasileira, em ação movida pela BHP

Author
Publicado em 24/11/2023 às 10:40h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 24/11/2023 às 10:40h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)

A Vale (VALE3) informou, nesta sexta-feira (24), que o Tribunal de Apelação Inglês declinou o pedido da mineradora brasileira de ouvir recurso sobre a competência do tribunal para julgar a ação de contribuição movida pela BHP contra a companhia. 

No referido processo, a BHP solicita que a Vale tenha participação financeira proporcional, caso a BHP seja condenada a pagar a ação coletiva movida no Reino Unido pelo rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em 2015. 

Veja também: Petrobras (PETR4): Plano estratégico prevê US$ 102 bilhões em investimentos em 5 anos

O acidente causou a morte de 19 pessoas na cidade de Mariana (MG), além de degradar o meio ambiente na região. 

A Vale destacou que é importante esclarecer "que o mérito da referida ação não foi ainda apreciado na ação coletiva movida no Reino Unido pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015."

"A Vale, como acionista da Samarco, entende que as soluções criadas pelos acordos no Brasil, em especial o TTAC, estão aptas a endereçar os pleitos do processo estrangeiro", informou a companhia. 

Por fim, a Vale reforçou, em comunicado, o seu compromisso com a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem, nos termos dos acordos celebrados com as autoridades brasileiras para esse fim.