Vale (VALE3) inaugura primeira planta de briquete do mundo

Planta de briquete de minério de ferro da Vale está localizada na Unidade Tubarão, em Vitória (ES)

Author
Publicado em 12/12/2023 às 15:50h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 12/12/2023 às 15:50h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)

A Vale (VALE3) comunicou, nesta terça-feira (12), que o seu presidente, Eduardo Bartolomeo, acionou simbolicamente o funcionamento da primeira planta de briquete de minério de ferro do mundo. A planta está localizada na Unidade de Tubarão, em Vitória (ES).

A Vale destacou que o produto desenvolvido pela companhia tem o potencial de revolucionar a siderurgia, já que reduz em até 10% as emissões de gases de efeito estufa no alto-forno.

Veja também: Eletrobras (ELET6) pagará R$ 1,15 bilhão à Petrobras (PETR4) em acordo

Além disso, o briquete de minério de ferro pode possibilitar, no futuro, a produção de aço de zero emissão, quando o hidrogênio verde estiver disponível, informou a mineradora.

“Estamos oferecendo um produto que apoiará nossos clientes, os fabricantes de aço, a se adequarem às metas de redução de emissões que estão sendo adotadas por governos em todo o mundo, contribuindo para o combate à mudança climática”, explicou Eduardo Bartolomeo, em nota.

“Além disso, estamos induzindo a neoindustrialização do Brasil, que será baseada na indústria de baixo carbono, e cumprindo mais uma vez a vocação da Vale de âncora do desenvolvimento regional”, complementou o executivo da Vale.

Cronograma de funcionamento da planta de briquete da Vale

De acordo com a Vale, os testes com carga na primeira planta tiveram início em agosto e apresentaram bons resultados, possibilitando o início da operação da primeira planta ainda em 2023.

Uma segunda planta em Tubarão tem inauguração prevista para o início de 2024. Juntas, terão capacidade de produzir 6 milhões de toneladas por ano – resultado de um investimento de R$ 1,2 bilhão e que gerou 2.300 empregos no pico das obras.

A Vale afirmou que mais de 30 empresas já demonstraram interesse em receber carregamentos de briquete em 2024.

Segundo informou a mineradora, a produção dos dois primeiros anos será destinada a testes nas instalações desses clientes.

"A maioria dos interessados é de Europa e do Oriente Médio, mas houve pedidos de clientes de todo o mundo, inclusive do Brasil, garantindo a demanda por mais de um ano. Em 2024, as duas plantas de Tubarão irão produzir cerca de 2,5 milhões de toneladas. A produção crescerá gradativamente até atingir os 6 milhões de toneladas por ano", comunicou a Vale.