Ações da Vale (VALE3) podem render mais dividendos, diz Itaú BBA
O banco destacou que a companhia deve seguir com forte geração de caixa em 2025, criando margem para dividendos adicionais.
A Vale (VALE3) terá que diminuir os danos ambientais e ajustar as medidas de controle das suas atividades para recuperar a licença de operação das minas de Sossego e Onça Puma, no Pará. Foi o que indicou a Semas (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade).
A Vale informou na noite de quarta-feira (21) que a licença de operação da mina de Sossego foi suspensa pela Semas. Na manhã desta quinta-feira (22), disse que o órgão também suspendeu a licença da mina de Onça Puma. As duas minas são da unidade de metais básicos da Vale: a mineradora produz cobre em Sossego e níquel em Onça Puma.
❌ Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará disse que a "suspensão do licenciamento ambiental ocorre por conta do descumprimento de condicionantes ambientais, conforme previsto em lei".
"A Semas aguarda o ajustamento das medidas de controle das atividades, com foco na diminuição dos danos ambientais e ajustamento das medidas de controle de adequação da atividade", acrescentou.
Leia também: Vale (VALE3) compra 15% da divisão de minério de ferro da Anglo American
🗣️ Em comunicado ao mercado, a Vale reforçou "o cumprimento das condicionantes e dos controles socioambientais da sua atividade conforme determina a legislação e em respeito às comunidades vizinhas". Disse ainda que "envia periodicamente aos órgãos ambientais os relatórios de todos os programas sociais executados na região".
A Vale acrescentou, então, que avalia "as medidas necessárias para restabelecer a plena vigência da licença de operação da mina". A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará disse, por sua vez, que "a suspensão seguirá vigente até que a Semas avalie o cumprimento das condicionantes estabelecidas no licenciamento e que as medidas de controle de adequação sejam atendidas".
Em 2023, a Vale produziu 66,8 mil toneladas de cobre em Sossego, sendo 21,4 mil toneladas apenas no quarto trimestre. A produção subiu 54,6% no ano e 39,9% entre setembro e dezembro, na comparação com o mesmo período de 2022.
Ao divulgar o seu relatório de produção, em janeiro de 2024, a Vale disse que a produção de cobre aumentou em Sossego "à medida em que o plano de lavra avançou para zonas de teor mais elevado". A mina teve resultados recordes em dezembro.
A produção de níquel na mina de Onça Puma, por outro lado, teve uma redução de 4,5 mil toneladas na comparação anual, segundo o relatório operacional da Vale referente a 2023. A Vale explicou que as operações da mina estavam suspensas no final do ano passado para reforma do forno da operação. A reforma deve ser concluída ainda no primeiro trimestre de 2024.
O banco destacou que a companhia deve seguir com forte geração de caixa em 2025, criando margem para dividendos adicionais.
Mineradora alcança redução do nível de risco de rompimento da barragem Forquilha III, em Minas Gerais.