Vale (VALE3): Estruturas de mina são interditadas em Mariana

Mineradora teve interdição da mina de Fábrica Nova determinada, após não comprovar estabilidades das pilhas de rejeitos

Author
Publicado em 13/11/2023 às 15:56h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 13/11/2023 às 15:56h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)

A Vale (VALE3) teve de interditar três Pilhas de Estéril (acúmulos de rejeitos) da mina de Fábrica Nova, em Mariana (MG). A determinação foi feita pela ANM (Agência Nacional de Mineração), na última sexta-feira (10). As informações são do jornal "Valor Econômico" e foram publicadas nesta segunda-feira (13).

A Vale não comprovou a estabilidade das pilhas, segundo informou a ANM ao jornal "O Tempo". A ANM também determinou a evacuação do povoado de Santa Rita Durão, em Mariana.

Veja também: Minerva (BEEF3) consegue aprovação para exportar carne do Paraguai aos EUA

De acordo com o Plano de Ação de Emergência para Barragens da Vale, 295 pessoas fazem parte da população em Santa Rita Durão. Do total, 144 são moradoras da região e o restante é funcionário da mina ou de outras edificações da área.

A Vale disse, ao "UOL", que acompanha, nesta segunda (13), a vistoria da ANM e da Defesa Civil "para esclarecimentos necessários sobre as condições de regularidade das estruturas".

Ainda segundo informações do "Uol", o presidente da Associação de Moradores de Santa Rita Durão, Jean Roberto da Costa Júnior, disse que a associação não foi informada sobre a orientação de evacuação da população.