Vale (VALE3) começa parceria com a Anglo American; veja

Entenda como devem ficar as operações da Vale no complexo produtivo Minas-Rio

Author
Publicado em 02/12/2024 às 20:21h - Atualizado 2 dias atrás Publicado em 02/12/2024 às 20:21h Atualizado 2 dias atrás por Lucas Simões
Mineradora brasileira pagou US$ 30 milhões à Anglo American (Imagem: Marcelo Coelho/Vale)

🏗️ A Vale (VALE3) informa ao mercado nesta segunda-feira (2) que começou sua parceria estratégica com a Anglo American, mediante a compra de 15% de participação societária da Anglo American Minério de Ferro Brasil S.A., empresa que atualmente detém o complexo Minas-Rio.

Dessa forma, a Anglo American passará a deter os ativos de Serra da Serpentina, anteriormente pertencentes à Vale, no Brasil.

Além do aporte dos ativos de Serpentina, a Vale pagou US$ 30 milhões ao grupo Anglo American, companhia que continuará a controlar, gerenciar e operar o Minas-Rio, incluindo qualquer futura expansão.

Durante o pregão, as ações da Vale conseguiram fechar em ligeira alta, apesar de dois grandes nomes da Faria Lima rebaixarem a recomendação de compra da mineradora para apenas neutra.

No acumulado de 2024, as ações da companhia amargam desvalorização de 23,5%, ainda que a exportadora de minério de ferro faça parte do seleto grupo de empresas da bolsa brasileira que teria muito a ganhar com a intensa valorização do dólar contra o nosso real.

➡️ Leia mais: XP e Safra rebaixam recomendação da Vale (VALE3), veja detalhes