Unipar (UNIP6) alonga dívida até 2029 com captação bilionária e mira oportunidades

Com a operação, a empresa química e petroquímica passa a ter 91% de sua dívida com vencimento apenas após 2029.

Author
Publicado em 21/07/2025 às 20:28h - Atualizado 6 horas atrás Publicado em 21/07/2025 às 20:28h Atualizado 6 horas atrás por Matheus Silva
Os recursos obtidos também serão usados para resgatar debêntures antigas (Imagem: Shutterstock)

🚨 A Unipar (UNIP6) concluiu nesta segunda-feira (21) sua maior emissão de debêntures da história, totalizando R$ 900 milhões, em uma operação que visa alongar o perfil de sua dívida e reforçar o caixa para usos estratégicos e operacionais.

A emissão foi dividida em três séries com prazos de 7 e 10 anos, o que permitirá aumentar a maturidade média da dívida da companhia de 60 para 75 meses.

Com a operação, a empresa química e petroquímica passa a ter 91% de sua dívida com vencimento apenas após 2029, segundo o diretor financeiro da Unipar, Alexandre Jerussalmy. Até março deste ano, esse percentual era de 70%.

“Agora temos uma flexibilidade maior do ponto de vista de gestão de dívida e liquidez, inclusive para capturar oportunidades de crescimento e movimentos estratégicos”, afirmou o executivo em entrevista à Reuters.

Captação mira crescimento, mas com cautela

Os recursos obtidos também serão usados para resgatar debêntures antigas e compor o caixa da empresa de acordo com o plano financeiro atual.

Segundo Jerussalmy, a operação abre espaço para eventuais fusões e aquisições, embora a companhia adote uma postura cautelosa, especialmente diante do cenário macroeconômico global incerto.

“O ambiente internacional está volátil com a guerra tarifária em curso. Isso exige prudência na tomada de decisões, principalmente para investimentos no exterior”, reforçou.

➡️ Leia mais: Empresa pode estrear no Ibovespa em setembro; veja qual é aaposta da XP

A Unipar Indupa, subsidiária da empresa localizada em Bahía Blanca, na Argentina, segue no radar para investimentos, assim como oportunidades no mercado brasileiro, embora nenhuma transação esteja em curso.

Apesar de não exportar diretamente para os Estados Unidos, a empresa pode sentir efeitos indiretos da tarifa de 50% imposta pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros, o que pode impactar a demanda de clientes locais e influenciar o comportamento do câmbio.

Alavancagem ainda sob controle

A Unipar reportou, ao fim de março, uma alavancagem de 0,88 vez (dívida líquida sobre Ebitda), acima dos 0,76 registrados no encerramento de 2023, mas ainda dentro de níveis considerados saudáveis.

📈 Os resultados do segundo trimestre devem ser divulgados em 7 de agosto, quando a empresa detalhará seus próximos passos financeiros e operacionais.