A situação na Faixa de Gaza, um pequeno território reivindicado pelo povo palestino e em conflito armado com o Estado de Israel, ganhou novas atualizações neste domingo (28), diante da publicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Trump escreveu na rede social Turth Social que há "uma chance real de fazer algo grande no Oriente Médio", sem dar detalhes específicos ou um cronograma.
Vale mencionar que a declaração acontece dias depois do chefe da Casa Branca dizer que estava próximo de celebrar um acordo para encerrar a guerra na Faixa de Gaza.
“Temos uma chance real de algo grande no Oriente Médio. Todos estão a bordo de algo especial, pela primeira vez na história. Vamos concretizar isso”, declarou Trump na publicação.
Já nesta segunda-feira (29), Donald Trump deverá se reunir com o premiê do Estado de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca, oportunidade em que mais detalhes sobre o possível acordo podem vir a público.
ETFs temáticos de Israel
Apesar das tensões geopolíticas no Oriente Médio, os
ETFs temáticos que investem em empresas israelenses estão se saindo melhor no ano do que o desempenho apresentado pelo
S&P 500, que reflete as 500 maiores companhias dos EUA.
O mercado acionário de Israel é reconhecido no mundo pelo seu setor de tecnologia da informação robusto, com diversas empresas especializadas para lidar com ataques cibernéticos, como, por exemplo,
Cyber Ark Software (CYBR) e
Wix.com (WIX).
A simulação também aponta que o
Vanguard S&P 500 ETF (VOO), que espelha o desempenho das 500 maiores empresas americanas, teria retornado
US$ 1.161,37 nas mesmas condições.