TikTok finaliza acordo para criar joint venture nos EUA

O contrato de venda havia sido assinado ainda no ano passado e evita o banimento da plataforma no país.

Author
Publicado em 23/01/2026 às 08:14h - Atualizado 18 horas atrás Publicado em 23/01/2026 às 08:14h Atualizado 18 horas atrás por Elanny Vlaxio
O anúncio foi feito na quinta-feira (22) (Imagem: Shutterstock)
O anúncio foi feito na quinta-feira (22) (Imagem: Shutterstock)
📄 A ByteDance, empresa chinesa controladora do TikTok, concluiu um acordo com um grupo de investidores não chineses para a criação de uma nova companhia que ficará responsável pelas operações do aplicativo nos Estados Unidos. A iniciativa, anunciada nesta quinta-feira (22), tem como objetivo evitar o banimento da plataforma no país.
O contrato de venda havia sido assinado ainda no ano passado, após o encerramento do prazo estabelecido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Entenda o caso

O desfecho põe fim a um impasse jurídico e político que se estendia por quase seis anos. Em agosto de 2020, Trump tentou impedir o funcionamento do TikTok nos EUA, alegando riscos à segurança nacional. À época, o governo americano afirmava temer que a China pudesse utilizar o aplicativo para acessar dados sensíveis de usuários ou disseminar propaganda, acusações que sempre foram negadas pela ByteDance.
🗣️ O acordo estabelece que investidores americanos e internacionais, entre eles a empresa de computação em nuvem Oracle, o fundo de private equity Silver Lake e a MGX, sediada em Abu Dhabi, detenham 80,1% de participação na nova joint venture, enquanto a ByteDance permanecerá com 19,9%. Segundo o The New York Times, Adam Presser, ex-chefe de operações do TikTok, assumirá o cargo de CEO da nova empresa nos Estados Unidos.
De acordo com informações divulgadas em um site da própria plataforma, “Os dados dos usuários dos EUA serão protegidos pela USDS Joint Venture no ambiente de nuvem seguro da Oracle nos EUA. A Joint Venture operará um programa abrangente de privacidade de dados e segurança cibernética, auditado e certificado por especialistas terceirizados em segurança cibernética”. 
💬 Trump, por outro lado, comemorou o desfecho do acordo e agradeceu ao presidente chinês, Xi Jinping, pela autorização. "Estou muito feliz por ter ajudado a salvar o TikTok!", disse Trump em uma publicação no Truth Social. "Gostaria também de agradecer ao presidente Xi Jinping, da China, por trabalhar conosco e, por fim, aprovar o acordo. Ele poderia ter ido por outro caminho, mas não o fez, e agradecemos por sua decisão."