21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Nesta quinta-feira (20), o grupo japonês Softbank chegou a um acordo para pagar US$ 6,5 bilhões pela empresa de chips Ampere. A companhia é especializada em hardwares para inteligência artificial de alto rendimento.
🤖 O M&A já passou pelo crivo do conselho de administração japonês, mas agora depende de aprovação dos órgãos reguladores dos Estados Unidos. A expectativa é que, se aprovada, a compra seja efetivada no segundo semestre deste ano.
A Ampere ganhou relevância no mercado global depois que grandes empresas passaram a olhar com mais atenção para este negócio. Anteriormente, a Oracle e o fundo de investimentos Carlyle já tinham feito investimentos na desenhadora de chips de IA.
"O futuro da superinteligência artificial requer poder de computação de ponta", disse Masayoshi Son, presidente e CEO do SoftBank Group. "A experiência da Ampere em semicondutores e computação de alto desempenho ajudará a impulsionar essa visão e reforçará nosso compromisso com a inovação de IA nos Estados Unidos”, pontuou.
Neste caso, por causa do acordo com o Softbank, a Oracle deve fazer um exit do investimento, considerando que a companhia agora passa a ser uma subsidiária do Softbank. Apesar disso, a marca vai manter seu nome e sua sede natal, que é a cidade de Santa Clara, EUA.
💰 Leia mais: Investimento em startup rendeu mais que a Selic em 2024; entenda
Em 2021, a startup americana foi avaliada em US$ 8 bilhões, no meio de uma outra proposta feita pelo conglomerado japonês. Desta vez, o valor de avaliação não foi tornado público, já que o Softbank atua como único comprador.
“Estamos entusiasmados por nos juntar ao Softbank Group e fazer parceria com seu portfólio de empresas líderes em tecnologia”, disse o CEO da Ampere, James. “Este é um resultado fantástico para a nossa equipe, e estamos entusiasmados em impulsionar nosso roteiro AmpereOne para processadores Arm de alto desempenho e IA”, completou.
Essa aquisição mostra que a corrida pela inteligência artificial ainda está só começando, com os principais player do mercado de tecnologia tentando obter seu lugar ao sol. Embora o Softbank tenha um DNA muito mais do campo financeiro, sua divisão de investimentos não deixa a desejar quando o assunto é novos negócios e capital de risco.
A empresa japonesa tem suas ações negociadas na bolsa de Tóquio, onde performaram no vermelho durante o pregão desta quinta-feira (20), pela hora local. No fim do dia, os papeis eram negociados com baixa de 2%, aos 7,8 mil ienes japoneses.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado