Santander Brasil (SANB11) pagará R$ 620 milhões em JCP; veja condições
Banco remunerará acionistas com valores diferentes, baseando-se em ações ordinárias, preferenciais e units.
💲 O Banco Santander anunciou nesta segunda-feira (5) a venda da maior parte de seus ativos na Polônia para o grupo austríaco Erste Group por US$ 7,91 bilhões, dando continuidade à sua estratégia de reduzir presença na Europa e concentrar investimentos nos Estados Unidos e América Latina.
O negócio inclui 49% do Santander Bank Polska e 50% da gestora Santander TFI, e marca mais um capítulo do movimento de consolidação bancária na Europa.
Após a transação, o Santander manterá uma participação minoritária de 13% no banco polonês e deve adquirir o braço de crédito ao consumidor da subsidiária.
Segundo o banco com sede em Madri, os recursos obtidos com a venda serão direcionados para:
A venda representa uma guinada estratégica do maior banco da zona do euro em valor de mercado, que busca simplificar sua estrutura e ampliar retornos para os investidores.
Para o Erste, a compra dos ativos poloneses é uma oportunidade de ampliar sua relevância na Europa Central e Oriental. A instituição estima que:
➡️ Leia mais: Tanure recua em disputa no GPA (PCAR3) e indica apenas um nome ao conselho
No balanço pós-transação, o Santander Bank Polska deve contar com:
O anúncio teve impacto direto nas bolsas europeias:
📈 Com a operação, o Santander reforça sua convicção de que os mercados americano e latino-americano — onde já possui presença relevante no Brasil, México e Chile — são os principais vetores de crescimento da instituição para os próximos anos.
Banco remunerará acionistas com valores diferentes, baseando-se em ações ordinárias, preferenciais e units.
Principal índice acionário da B3 aproveita prévia do PIB do Brasil abaixo do esperado.