Dois bancos listados na B3 anunciaram dividendos na semana, veja detalhes
Uma small cap também aprovou o pagamento de Juros sobre o Capital Próprio.
🚨 O Santander (SANB11) está reavaliando a nomeação de Alexsandro Broedel Lopes como seu próximo diretor de contabilidade.
O movimento ocorre enquanto o executivo, ex-diretor financeiro do Itaú Unibanco (ITUB4), enfrenta um processo judicial movido por seu antigo empregador, que o acusa de fraude.
Broedel havia sido anunciado pelo Santander para assumir o cargo até julho deste ano, após ter ingressado no banco espanhol como vice-presidente sênior em dezembro passado.
No entanto, segundo fontes com conhecimento do assunto, o Santander abriu um novo processo interno de seleção para buscar um possível substituto, diante da repercussão do caso e dos desdobramentos judiciais.
A controvérsia envolve acusações feitas pelo Itaú de que Broedel teria omitido do banco a existência de uma empresa em que era sócio e atividades externas de consultoria, o que violaria as políticas internas da instituição.
A denúncia culminou na saída do executivo do cargo de CFO e agora tramita na Justiça brasileira.
Broedel, por sua vez, nega qualquer prática irregular e já afirmou publicamente que irá contestar judicialmente as acusações do Itaú.
Até o momento, ele não respondeu aos pedidos de comentário sobre o caso, e o Santander também preferiu não se pronunciar oficialmente.
➡️ Leia mais: Petrobras, Banco do Brasil, Itaú e mais; confira o calendário de dividendos de junho
Embora a contratação de executivos de alto escalão envolva análises criteriosas, o processo judicial em aberto trouxe novos elementos de risco reputacional para o Santander.
📆 Fontes próximas ao banco afirmaram à Bloomberg que a instituição prefere adotar uma postura mais cautelosa, especialmente diante do histórico de forte governança e do rigor regulatório que envolve o setor bancário.
Uma small cap também aprovou o pagamento de Juros sobre o Capital Próprio.
O provento corresponde a um valor bruto de R$ 0,53 por Unit e será pago ainda em 2025.