Sanepar (SAPR11) não vai cobrar conta de água nesta cidade por 30 dias, entenda

Medida mira os moradores de Ponta Grossa, que vêm se queixando de problemas de abastecimento há mais de um mês.

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Publicado em 22/03/2025 às 16:14h - Atualizado 15 horas atrás Publicado em 22/03/2025 às 16:14h Atualizado 15 horas atrás por Marina Barbosa
Ponta Grossa é a 4ª cidade mais populosa do Paraná (Imagem: Shutterstock)

A Sanepar (SAPR11) não vai cobrar a conta de água dos moradores de Ponta Grossa, a quarta cidade mais populosa do Paraná, nos próximos 30 dias.

💲 A suspensão das cobranças entrou em vigor na sexta-feira (21), junto com a interrupção por 60 dias dos cortes por falta de pagamento na cidade.

A medida foi anunciada após mais de um mês de problemas no abastecimento de água do município e deve ter um impacto milionário no faturamento da empresa.

"O município de Ponta Grossa representa 3,8% da receita da Companhia, com uma Receita Operacional Bruta média, no ano de 2024, de R$ 23,2 milhões por mês", informou a Sanepar, em comunicado ao mercado.

O que aconteceu em Ponta Grossa?

🚰 Os moradores de Ponta Grossa vêm relatando problemas com o abastecimento de água desde meados de fevereiro.

Segundo a Sanepar, o consumo aumentou na cidade em meio a altas da temperatura. Por isso, a empresa reduziu a vazão e pressão de água para tentar dar conta da demanda elevada, enquanto avançava com obras de ampliação do sistema de tratamento da cidade. Essa estratégia, no entanto, acabou deixando muitos moradores sem água, por horas ou dias.

Com isso, foram implementadas medidas emergenciais, como a operacionalização de um poço e o envio de caminhões-pipa para unidades de saúde, escolas e prédios públicos.

Além disso, a Sanepar decidiu antecipar a operação de uma nova adutora no Rio Pitangui, de agosto para março. Contudo, as obras acabaram atrasando devido a vazamentos.

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Suspensão das cobranças foi determinada pela Justiça

⚖️ Diante dessa situação, parlamentares apresentaram uma ação popular contra a empresa e a Justiça acatou o pedido de que a cobrança das tarifas de água e esgoto fossem suspensas na cidade por 30 dias.

De acordo com o governo do estado do Paraná, o principal acionista da Sanepar; "as leituras continuarão ocorrendo, mas os consumidores não receberão fatura com valores a pagar no próximo ciclo, compensando os problemas de abastecimento do último mês".

"A Sanepar está fazendo todos os esforços para mitigar eventuais prejuízos à população de Ponta Grossa, e já está adotando medidas de compensação referentes ao período de abastecimento parcial na cidade", disse o presidente da Sanepar, Wilson Bley, na sexta-feira (21).