Sanepar (SAPR11) avança com plano de expansão nacional

Sanepar e Acciona vão avaliar a participação conjunta em concorrências públicas no Brasil.

Author
Publicado em 26/09/2025 às 12:53h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 26/09/2025 às 12:53h Atualizado 1 dia atrás por Marina Barbosa
Sanepar é a Companhia de Saneamento do Paraná (Imagem: Divulgação)
Sanepar é a Companhia de Saneamento do Paraná (Imagem: Divulgação)

A Sanepar (SAPR11) está avançando com o plano de expandir sua área de atuação para além do estado do Paraná, tornando-se uma empresa de abrangência nacional.

🤝 A ideia é atuar por meio de parcerias em estados como Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo. Por isso, a Sanepar assinou um Memorando de Entendimento com a multinacional espanhola Acciona nesta sexta-feira (26).

Com isso, as empresas vão realizar estudos e tratativas para avaliar a eventual participação conjunta, via consórcio, em concorrências públicas de saneamento em diferentes regiões do Brasil.

"Este é mais um passo importante no processo de crescimento da Sanepar, que se torna cada vez mais uma referência nacional do setor", disse o governador do Paraná, Ratinho Junior, que participou da assinatura do memorando de entendimento na sede da Acciona, em Madri.

Em fato relevante, a Sanepar ressaltou que a efetiva participação conjunta em concorrências públicas depende da sua "conveniência e oportunidade". 

Por isso, destacou que "até o momento não há contrato ou acordo vinculante entre as partes, tampouco garantia de que as tratativas resultarão em uma parceria efetiva".

A companhia avalia, de toda forma, que uma parceria com a Acciona amplia o seu horizonte, ao agregar a "expertise da multinacional espanhola em projetos, construção e operação de estações de tratamento".

Sociedade de economia mista controlada pelo Estado do Paraná, a Sanepar atua no momento em 344 cidades paranaenses e em uma no estado de Santa Catarina (Porto União), além de em 297 localidades de menor porte.

No Brasil, a Acciona já atuou em projetos de saneamento em Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, além de obras de infraestrutura como o Terminal 2 do Porto do Açu e a retomada da Linha 6–Laranja do metrô de São Paulo.