Saiba qual ação de banco na B3 pode disparar quase 30%, segundo BB

Setor financeiro apanhou mais que o Ibovespa em setembro; veja o quê pode mudar

Author
Publicado em 27/09/2024 às 17:47h - Atualizado Agora Publicado em 27/09/2024 às 17:47h Atualizado Agora por Lucas Simões
Bancos compensam crescimentos mais contidos com spreads mais elevados (Imagem: Unsplash)

📊 As ações de bancos brasileiros tiveram um setembro, na média, aquém do esperado, conforme mostra o desempenho do Índice do Setor Financeiro (IFNC), com baixa de −5,1% no mês contra o recuo de −2,3% do Ibovespa.

O BB Investimentos, em relatório divulgado nesta sexta-feira (27), pondera que o setor financeiro está abaixo do Ibovespa por conta de um ajuste de expectativas diante do novo ambiente de juros nos Estados Unidos e no Brasil.

Entre as nove instituições brasileiras listadas na B3, seja diretamente com ações ou indiretamente via BDRs, quem mais caiu no mês até agora (−10,9%) é o Banco Inter (INBR32). Em contrapartida, o bancão que conseguiu se segurar em ligeira alta (+0,5%) é o Itaú Unibanco (ITUB4).

No comentário do analista Rafael Reis, os bancos brasileiros estão em um contexto de predominante estabilidade, apesar de que os dados de crédito de agosto divulgados pelo Banco Central mostram que a leitura é, na verdade, mais negativa. O crédito encolheu em agosto, juntamente com os spreads dos bancos após repique em julho.

"Normalmente os bancos costumam compensar crescimentos mais contidos com spreads mais elevados, então acreditamos que, mesmo diante deste possível contexto, a tendência de impacto no balanço dos bancos tende a ser neutra, ainda que os spreads possam apresentar volatilidade no curto prazo já que o custo de captação e de aplicação não respondem de forma linear", afirma.

➡️ Leia mais: MXRF11: Qual é o preço justo da cota do maior fundo imobiliário?

Qual banco na B3 tem mais potencial?

O BB Investimentos aponta que o ABC Brasil (ABCB4) é atualmente o banco com maior potencial de valorização na bolsa de valores brasileira, com preço-alvo de R$ 27,80 e upside de +26,2%.

💰 Quanto ao seu desempenho ao longo do tempo, as ações preferenciais do ABC Brasil cederam −5,3% em setembro, −6,2% no ano, mas avançaram +21,2% nos últimos 12 meses.

Já o banco com o menor potencial de valorização na B3, conforme a corretora, são os BDRs do Nubank (ROXO34), cujo preço-alvo é de R$ 13,80, com upside de +9,0%.

Então, confira a seguir as recomendações da corretora para os bancos brasileiros listados na B3, e mais ações do Nubank (NU) negociadas no exterior: