S&P retira rating de crédito de emissor "D" da Gol (GOLL4)

A decisão vem dias após rumores sobre a possível compra da Gol pela Azul.

Author
Publicado em 14/03/2024 às 17:54h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 14/03/2024 às 17:54h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)

A S&P Global Rating retirou as notas de crédito "D" em escala global e nacional atribuídas à Gol (GOLL4) e às suas notas "senior unsecured" após pedido da companhia área nesta quinta-feira (14).

Em janeiro, a S&P rebaixou a área de "CCC" para "D", após a a empresa protocolar pedido de reestruturação pelo Chapter 11 do Código de Falências dos Estados Unidos. O rating em escala nacional também foi cortado, de "brCCC" para "D". 

✈️ Em comunicado, a S&P explicou que a companhia brasileira enfrentava uma pesada carga de dívida, no valor de R$ 20 bilhões, mesmo com a melhora nas métricas operacionais em 2023.

Segundo a análise, o cenário estava refletindo em elevados pagamentos de gastos com capital e atraso nas entregas do Boeing 737 Max, pressionando o fluxo de caixa. 

A decisão da S&P em retirar o rating de crédito emissor D da Gol vem dias após rumores de que a concorrente Azul (AZUL4) estaria avaliando fazer uma oferta para aquisição total da Gol.  Em comunicado, a Azul disse que não acertou nenhuma transação específica, mas que está sempre atenta às oportunidades do mercado. 

Leia também: GPA (PCAR3) levanta R$ 704 milhões em follow-on