FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
💲O mercado de trabalho brasileiro segue em transformação e, ao contrário do que muitos imaginam, os maiores salários fixos da iniciativa privada não estão no setor financeiro, nem em multinacionais de tecnologia.
Segundo o Guia Salarial 2026, produzido pela consultoria Michael Page, os cargos com remuneração fixa mais alta do país estão concentrados principalmente no setor de saúde.
De acordo com o levantamento, cinco posições executivas ultrapassam a marca dos R$ 100 mil mensais em salário fixo, sem contar bônus, participação nos lucros ou benefícios. Quatro delas estão no setor de saúde e uma no varejo.
Segundo o estudo, essas são as funções que atingem o patamar de seis dígitos mensais:
Outras posições bem remuneradas aparecem nos setores de bancos, tecnologia da informação e vendas, compondo o top 10 do ranking de salários fixos mais altos do país.
O levantamento analisou 548 cargos em 15 setores da economia, ouvindo mais de 7 mil profissionais e reunindo dados de entrevistas conduzidas com empresas clientes da Michael Page.
A pesquisa também investigou a expectativa das empresas em relação a reajustes salariais para 2026. O resultado indica um cenário de cautela nas decisões de remuneração:
Esse descompasso entre percepção e realidade reforça a necessidade de maior clareza na comunicação de políticas internas de desenvolvimento, além de evidenciar um ponto de atrito entre gestão e colaboradores.
➡️ Leia mais: Vale (VALE3) pagará “caminhão” de dividendos e JCP; veja o valor e datas
Mesmo com postura conservadora nos reajustes, as empresas enfrentam uma concorrência acirrada por talentos qualificados. A dificuldade em contratar se soma a altos índices de rotatividade e desalinhamento de expectativas:
Segundo a análise da Michael Page, profissionais com formação técnica ou certificações específicas detêm hoje maior poder de barganha, o que amplia o desafio de atrair e reter talentos-chave.
“Profissionais com qualificações específicas têm maior poder de barganha, o que eleva o turnover e pressiona os salários”, aponta o relatório.
A remuneração financeira, embora ainda central na decisão de permanência ou mudança de emprego, já divide espaço com outros elementos valorizados pelos profissionais. Segundo o levantamento:
No entanto, o estudo indica que há uma tendência de retorno ao modelo presencial por parte das empresas:
O dado sinaliza uma possível tensão entre a política corporativa e a expectativa dos profissionais, especialmente em cargos de média e alta liderança.
💲 “O desafio é construir pacotes de benefícios que realmente façam a diferença para os colaboradores”, afirma Ricardo Basaglia, CEO da Michael Page no Brasil.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.