Petrobras (PETR4) não deve ser só "vaca leiteira" de dividendos, diz Mercadante

Presidente do BNDES defende utilização da renda da petroleira para investimentos em transição energética

Author
Publicado em 11/10/2023 às 18:11h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 11/10/2023 às 18:11h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)

Durante o seminário de transição energética realizado na sede do BNDES (Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (11), o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, afirmou que a Petrobras (PETR4) "é uma vaca leiteira pagando dividendo", mas que o Brasil precisa "muito mais" da petroleira.

Na opinião de Mercadante, a renda do setor de petróleo e gás deveria ser utilizada para acelerar a transição energética e os investimentos no Brasil.

“Eu podia ficar quieto aqui porque nós temos cerca de R$ 20 bilhões em ações da Petrobras e nós recebemos, ano passado, 100% do que aplicamos. Isso é excelente. É uma vaca leiteira pagando dividendo. Mas o Brasil precisa muito mais da Petrobras”, disse Mercadante.

A fala do presidente do BNDES foi dita ao lado do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Segundo Mercadante, a Petrobras possui um papel fundamental no financiamento da transição energética e pode contribuir para que o Brasil seja o primeiro país do G20 a zerar as emissões de carbono.

O presidente do BNDES destacou que o banco busca maneiras de conseguir aumentar o financiamento à petroleira estatal.

“Nós estamos com a mão amarrada porque existe uma lei que diz que só podemos fazer financiamentos de até 5 anos para Petrobras. O BNDES financia até 35 anos, mas para a Petrobras só pode até 5”, afirmou.