21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Em mais um passo do projeto de expansão, o Nubank recebeu nesta semana a autorização para atuar como banco em um novo país. A permissão foi concedida pela Comissão Nacional Bancária e de Valores do México, que converteu a atual licença Sociedade Financeira Popular (Sofipo) para a de banco.
💳 Com a autorização, agora a expectativa é que o maior banco digital do Brasil também passe a oferecer produtos financeiros que outros bancos locais já contemplam. No entanto, a fintech ainda espera uma segunda licença que é de fato a permissão para atuar neste modelo em todo o México.
Por meio de nota, o Nubank afirmou que ainda não foi informado oficialmente pela CNBV. "Estamos esperando a notificação formal da decisão, de acordo com o processo regulatório. Nossa política é de transparência, e comunicaremos a resolução oficial assim que possível."
O Nubank chegou ao México há pouco mais de dois anos, quando a empresa decidiu alcançar este que é o segundo maior país da América Latina. Desde então, a companhia brasileira já conquistou mais de 10 milhões de clientes, conforme dados divulgados no começo de 2025.
🗺 Leia mais: Conheça a startup financeira que se aproxima do valor de mercado do Nubank
Os analistas do Goldman Sachs viram o recebimento da autorização com bastante entusiasmo, dizendo que a operação mexicana pode alcançar o breakeven já neste ano. Eles destacaram que tudo vai depender do ritmo de crescimento da concessão de crédito pessoal ao longo dos próximos meses.
"A licença de banco permitirá ao Nubank oferecer uma gama mais ampla de produtos e benefícios, incluindo investimentos, portabilidade de folha de pagamento e limites de depósito mais elevados. Acreditamos que a licença pode ser um fator favorável para o crescimento do Nubank no México", escreveram em relatório.
Embora o Nubank tenha alcançado uma expertise nadando de braçadas no mercado brasileiro, no México a situação é um pouco diferente, pois conta com diversos concorrentes de peso. Por lá, empresas como Walmart e Mercado Livre já oferecem serviços muito parecidos com os do Nubank.
Uma das cartas na manga para ganhar ainda mais público foi formar uma parceria com a rede de mercados OXXO, permitindo que os consumidores façam algumas transações nas milhares de lojas espalhadas pelo país. Em um país que ainda usa muito dinheiro vivo, os saques e depósitos, por exemplo, podem ser realizados a qualquer hora do dia direto no caixa.
“Este acordo com a OXXO nos permitirá promover a inclusão financeira em áreas ainda não atendidas pelas instituições financeiras tradicionais. É um reforço do nosso compromisso em tornar as finanças acessíveis para mais mexicanos e marca um passo significativo em direção a simplificar o acesso ao sistema financeiro em um país onde o dinheiro em espécie continua relevante para milhões de pessoas”, destacou Iván Canales, diretor-geral do Nu México.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda