Nicolás Maduro está preso nos EUA; saiba quem assumirá a Venezuela

Ditador venezuelano está detido na sede da Agência Antidrogas, situada em Nova York.

Author
Publicado em 04/01/2026 às 09:43h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 04/01/2026 às 09:43h Atualizado 1 mês atrás por Lucas Simões
Incertezas pairam sobre quem governará a Venezuela daqui em diante (Imagem: Reprodução/The White House)
Incertezas pairam sobre quem governará a Venezuela daqui em diante (Imagem: Reprodução/The White House)
Como resultado da operação militar especial dos Estados Unidos em solo venezuelano neste final de semana, o ditador Nicolás Maduro e sua esposa foram retirados do país, a mando do governo Trump, e agora se encontram detidos na sede da Agência Antidrogas dos Estados Unidos, situada em Nova York. Resta saber quem governará a Venezuela a partir de agora.
O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela, órgão equivalente ao STF no Brasil, já determinou neste domingo (4) que quem tem o direito de governar a Venezuela, diante da captura de Maduro pelos EUA, é a sua vice-presidente executiva Delcy Rodríguez, que deve assumir a presidência interina do país sul-americano. Não foi informada data para uma eventual cerimônia de posse.
Caso esse cenário político venha a se consolidar, Delcy Rodríguez será a primeira mulher a comandar o Poder Executivo na República Bolivariana da Venezuela, o que, no entendimento da Suprema Corte venezuelana, "garante a continuidade administrativa e a defesa integral da nação".
Os juízes venezuelanos também justificaram que a nomeação de Delcy Rodríguez para comandar o país é uma resposta ao que consideram como "rapto" de Nicolás Maduro pela Casa Branca, uma situação "excepcional, atípica e um caso de força maior não previsto literalmente na Constituição venezuelana".
Todavia, o próprio presidente americano Donald Trump já declarou que os EUA governarão a Venezuela temporariamente, até que haja condições seguras para uma transição de governo democrática, contando com lideranças venezuelanas mais alinhadas aos interesses da Casa Branca.
Durante coletiva de imprensa, Trump revelou que as petroleiras americanas investirão bilhões de dólares para recuperar a infraestrutura petrolífera sucateada pelo regime chavista na Venezuela. Atualmente, apenas a Chevron (CVX) ainda explora petróleo na costa da Venezuela.
Vale citar que o país vizinho ao Brasil detém a maior reserva comprovada de petróleo do mundo, estimada em 303 bilhões de barris, cifra equivalente a 17% do volume global da commodity, apontam dados da Administração de Informação Energética (EIA, na sigla em inglês), órgão do governo dos EUA.