Netflix deixará de oferecer plano básico no Brasil

Para lucrar mais, plataforma quer estimular a contratação de pacotes com anúncios

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Publicado em 18/10/2023 às 20:29h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 18/10/2023 às 20:29h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Netflix aposta em anúncios para aumentar receitas (Shutterstocks)

A Netflix (NFLX) vai deixar de oferecer o plano básico no Brasil e em mais cinco países. A decisão consta no relatório de resultados da empresa, que ampliou o seu lucro líquido em 19,9% no terceiro trimestre de 2023, para US$ 1,67 bilhão.

Segundo a Netflix, o plano básico será descontinuado na semana que vem no Brasil e em mais cinco países -Alemanha, Espanha, Japão, México e Austrália. A medida já foi adotada em outros quatro países (Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Canadá) e tem impulsionado a assinatura de outros planos, sobretudo os que preveem a exibição de anúncios durante os filmes e séries.

Em balanço publicado nesta quarta-feira (18), a Netflix disse que as assinaturas de planos com anúncio subiram 70% no terceiro trimestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. Esse já é o plano escolhido por cerca de 30% dos assinantes conquistados pela plataforma nos últimos 12 meses. 

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A Netflix disse, por sua vez, que esse tipo de plano continua sendo uma prioridade. A plataforma quer se tornar uma "compra essencial para anunciantes" e, assim, obter mais receitas por meio da exibição de anúncios. Por isso, disse que seguirá fazendo melhorias nesses tipos de planos.

O plano básico, que será descontinuado pela Netflix na semana que vem, custa hoje R$ 25,90 por mês no Brasil. Já o pacote padrão com anúncios sai por R$ 18,90 mensais. A empresa de streaming ainda oferece os pacotes Padrão sem anúncios, por R$ 39,90, e o pacote Premium, cuja assinatura sai por R$ 55,90  mensais.

Lucro sobe

O novo plano de negócio da Netflix foi apresentado junto com os resultados do terceiro trimestre de 2023. Apesar da greve de atores e roteiristas de Hollywood, a companhia teve um resultado acima do esperado, com um lucro de US$ 1,67 bilhão.

As receitas da plataforma de streaming subiram 7,8% no período, para US$ 8,54 bilhões. A alta reflete um aumento acima do previsto do número de assinantes, que a Netflix creditou a fatores como os novos planos com anúncio, a proibição do compartilhamento de contas e os lançamentos de filmes e séries. 

Ao todo, a Netflix ganhou 8,76 milhões de novos assinantes no terceiro trimestre de 2023. Com isso, chegou ao final do período com 247,15 milhões de assinantes, um número 10,8% superior ao registrado no mesmo trimestre de 2022.