Tesla (TSLA34) pede que acionistas liberem US$ 55,8 bi para Musk
O pacote de remuneração de Musk foi derrubado por um tribunal americano em janeiro, mas Tesla quer apoio de acionistas para retomar pagamento.
Dono da Tesla (TSLA34), do X e da SpaceX, Elon Musk está prestes a entrar em uma nova empreitada. Ele pretende construir um supercomputador para alimentar a próxima versão do chatbot da sua startup de IA (Inteligência Artificial), a xAI. A informação é do site "The Information".
🤖 A xAI foi fundada em julho de 2023 com a missão de "entender o universo". A startup trabalha com inteligência artificial para "acelerar a descoberta científica humana" e "avançar na compreensão coletiva do universo".
Pouco depois de criada, a xAI lançou o seu chatbot, chamado de Grok. O programa "conversa" com os usuários, assim como o ChatGPT da OpenAI. Contudo, diz que responde até perguntas "picantes" que seriam rejeitadas por outros sistemas de inteligência artificial, sempre com inteligência e um pouco de "rebeldia" ou humor.
Leia também: CEO da Nvidia (NVDC34) ganhou US$ 10 bilhões em 2 dias
"Uma vantagem única e fundamental do Grok é que ele possui conhecimento do mundo em tempo real por meio da plataforma X", destacou a xAI no lançamento do Grok.
Além disso, o chatbot segue em atualizações. Em março deste ano, por exemplo, o Grok-1.5 foi lançado prometendo "longa compreensão do contexto e raciocínio avançado". E uma nova versão já está na mira de Musk.
💻 Segundo o "The Information", Musk disse a investidores da xAI que quer construir uma "gigafábrica de computação" para avançar com o Grok. A ideia é ter o supercomputador funcionando até o final de 2025.
Musk ainda teria dito que ele mesmo se encarregaria de entregar o projeto dentro desse prazo. Além disso, a xAI poderia fazer uma parceria com a Oracle (ORCL34) para desenvolver o equipamento, além de usar mais de 100 mil chips da Nvidia (NVDC34).
O site disse ainda que o supercomputador pode ter quatro vezes o tamanho das maiores unidades de processamento disponíveis no mercado hoje. A xAI ainda não confirmou a informação.
O pacote de remuneração de Musk foi derrubado por um tribunal americano em janeiro, mas Tesla quer apoio de acionistas para retomar pagamento.
Caso a medida se aplique a toda a organização, mais de 14 mil funcionários podem ser demitidos.