Microsoft e OpenAI planejam data center avaliado em US$ 100 bi
O projeto a ser desenvolvido nos EUA tem o objetivo de avançar com a Inteligência Artificial.
🖥️ A gigante de software Microsoft (MSFT34) pode ser investigada pela Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, pelo investimento na empresa de inteligência artificial OpenAI. As informações são da "Dow Jones" e da "Reuters".
🔍 As investigações da União Europeia estão relacionadas à regulamentação de fusões.
“A Comissão Europeia está verificando se o investimento da Microsoft na OpenAI pode ser sujeito a revisão nos termos do Regulamento de Fusões da UE”, declarou a Comissão Europeia.
Veja também: Equatorial Pará (EQPA3) ajusta data base de JCP, confira
Recentemente, a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido iniciou uma investigação para avaliar se a parceria entre as duas empresas não seria um agravante para a concorrência.
A análise do Reino Unido verifica se a parceria entre Microsoft e OpenAI resultou em uma “aquisição de controle”.
“À luz desses desenvolvimentos, a CMA está agora emitindo um ITC (Convite para Comentário) para determinar se a parceria Microsoft/OpenAI, incluindo os desenvolvimentos recentes, resultou em uma situação de fusão relevante e, em caso afirmativo, o impacto potencial sobre a concorrência”, informou o órgão do Reino Unido.
À época, o executivo da Microsoft, Brad Smith, em comunicado, respondeu sobre a operação envolvendo Microsoft e OpenAi e ainda ironizou o rival Google em uma aquisição recente.
“A única coisa que mudou é que a Microsoft agora terá um observador sem direito a voto no conselho da OpenAI, o que é muito diferente de uma aquisição como a compra da DeepMind pelo Google no Reino Unido”, disse Smith.
A OpenAI ganhou destaque após o lançamento do ChatGPT em meados de 2022. Logo depois, a Microsoft decidiu investir e criar uma parceria com a companhia. Dessa forma, a gigante de tecnologia se tornou uma importante investidora da operação. A Microsoft já investiu US$ 13 bilhões na OpenAI.
O projeto a ser desenvolvido nos EUA tem o objetivo de avançar com a Inteligência Artificial.
Segundo a Microsoft, o arcabouço da Google lhe dará uma vantagem competitiva nos próximos anos.