Mercado reage e dólar cai abaixo de R$ 5,60

No âmbito nacional, os mercados aguardam a divulgação do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas.

Author
Publicado em 22/07/2024 às 10:48h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 22/07/2024 às 10:48h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
. O recente atentado contra Trump em 13 de julho também levou analistas a considerarem maior favoritismo (Shutterstock)

O dólar apresentava queda nesta segunda-feira (22), em consonância com o desempenho da moeda norte-americana em mercados emergentes, enquanto os investidores reagiam à decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciada ontem (21), de não concorrer à reeleição.

💸 Por volta das 9h33, o dólar à vista recuava 0,51%, sendo negociado a 5,5761 reais. Na B3, o contrato de dólar futuro para o primeiro vencimento também apresentava recuo, de 0,32%, com valor de 5,600 reais na venda.

Leia também; Joe Biden desiste de concorrer à reeleição nos Estados Unidos

Hoje, os mercados globais continuavam a assimilar o anúncio de Biden no domingo, quando declarou em comunicado que não buscará um novo mandato na eleição de novembro. Minutos depois, nas redes sociais, ele afirmou que apoiará a vice-presidente Kamala Harris como candidata do Partido Democrata.

Nas últimas semanas, as apostas na vitória do candidato republicano, Donald Trump, aumentaram, à medida que surgiram dúvidas sobre a capacidade de Biden de cumprir mais quatro anos no cargo. O recente atentado contra Trump em 13 de julho também levou analistas a considerarem maior favoritismo para o ex-presidente nas eleições.

E o Brasil?

💵 No âmbito nacional, os mercados aguardam a divulgação do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas. O governo detalhará o contingenciamento de 15 bilhões de reais no Orçamento, conforme anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada.

Além disso, analistas consultados pelo Banco Central revisaram para cima suas previsões para a inflação medida pelo IPCA (índice nacional de preços ao consumidor amplo) ao final deste ano, superando novamente 4%. A pesquisa Focus divulgada hoje também revelou um aumento nas expectativas para o dólar neste ano e no próximo.