2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (5) que não vai ligar para Donald Trump para negociar o tarifaço sobre os produtos brasileiros.
Segundo Lula, o Brasil nunca saiu da mesa de negociação com os Estados Unidos, mas Trump não estaria disposto a tratar diretamente do assunto, apesar de ter dito que o brasileiro poderia falar com ele quando quisesse.
🗣️ "Não vou ligar para o Trump para negociar nada não porque ele não quer falar", declarou o chefe de estado brasileiro.
O presidente dos Estados Unidos promete aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros a partir desta quarta-feira (6).
A taxação deve afetar produtos como carnes, café e frutas, mas não afetará a exportação de itens estratégicos para os americanos, como aviões, celulose e suco de laranja.
📊 A lista de isenções ao tarifaço foi apresentada na semana passada e trouxe alívio para empresas como a Embraer (EMBR3). Contudo, o governo brasileiro segue tentando negociar o assunto, para reverter a taxação dos outros produtos.
Segundo Lula, já houve mais de dez reuniões entre integrantes dos governos brasileiro e americano. Contudo, o assunto parece não está avançando mais por causa de "interesses políticos".
Diante desse impasse, o Brasil promete implementar um plano de contingência para aliviar os prejuízos econômicos e sociais do tarifaço.
"Vamos proteger os trabalhadores e as empresas brasileiras que foram afetadas", prometeu Lula.
Leia também: Quais empresas da B3 ganham e perdem com reviravolta no tarifaço de Trump?
Lula indicou ainda que deve telefonar por Trump apenas por outros motivos, como a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que acontecerá no Brasil em novembro.
🌳 "Eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para vir para a COP, porque eu quero saber o que é que ele pensa da questão climática. Vou ter a gentileza de ligar", declarou.
O brasileiro ainda pretende convidar outros líderes mundiais para o evento, como o presidente da China, Xi Jinping, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. "Só não vou ligar para o Putin porque ele não está podendo viajar", acrescentou.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores