Luiz Barsi disse que a renda fixa é perda (e ele teve razão); entenda

Em 10 anos, uma única petroleira teve valorização de 3.500%

Author
Publicado em 15/09/2024 às 17:48h - Atualizado 2 dias atrás Publicado em 15/09/2024 às 17:48h Atualizado 2 dias atrás por Wesley Santana
Barsi é conhecido como o Warren Buffet brasileiro (Imagem: Shutterstock)

🗣️ O investidor Luiz Barsi é reconhecido como o detentor da maior carteira pessoa física da B3. Por isso, seus conselhos sempre são acompanhados de perto por muita gente.

Um deles é sobre a visão em relação aos produtos de renda fixa que seriam “perda fixa”. De certa forma, Barsi tem razão, já que há ações que renderam muito mais que um CDB de banco por ano, por exemplo.

É o caso da fabricante de aeronaves Embraer (EMBR3) que registra um avanço de 135% só neste ano, segundo dados da bolsa de valores.

✅ Leia mais: Luiz Barsi tem uma nova queridinha, conheça

Se voltarmos a um período ainda antes, temos também o caso da companhia de petróleo Prio (PRIO3) que registrou surpreendente avanço de 3.506% desde 2014, segundo levantamento da plataforma ComDinheiro. A ação ficou disparada em primeiro lugar entre o stickers que compõem o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores.

Os dados foram publicados pelo Estadão, que mostrou que, neste intervalo, o CDI rendeu cerca de 143%. Outros papéis de destaque no período foram Weg (1000%) e Equatorial (747%), todos devolvendo mais de cinco vezes ao investidor em valor de mercado.

Esse é um dos pontos que levam Barsi a acreditar que a renda variável é um investimento de longo prazo. “Na Bolsa, 98% dos investidores são especuladores. Poucos são investidores reais, pensando no longo prazo”, disse ele, em entrevista recente.