Latam desiste de disputa por aviões da Gol (GOLL4), diz jornal
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
Na segunda-feira (12), o tribunal de Justiça dos Estados Unidos aceitou, parcialmente, o pedido da Gol Linhas Aéreas (GOLL4) de proteção e investigação contra o posicionamento da Latam Airlines.
O advogado da Gol, Andrew Leblanc, afirmou à justiça dos EUA que a empresa precisaria investigar se a conduta da Latam violava a lei de falências do país. O juiz de falências, Martin Glenn, pediu que a Latam fornecesse documentos e disponibilizasse três executivos para entrevistas com os advogados da Gol.
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Em moção protocolada na quinta-feira (8), a Gol divulgou uma proposta de emprego lançada pela Latam para contratar pilotos do modelo 737. Esse tipo de avião é a estratégia principal de frota única da Gol, enquanto a Latam possui 256 aeronaves Airbus, utilizadas para rotas mais curtas.
✈️ Para Glenn, é um "absurdo" pensar que a Latam começou o processo de contratação de novos funcionários no dia seguinte ao pedido de falência da Gol.
O processo chamado de 'discovery' (obtenção de documentos), engloba somente cartas enviadas a arrendadores da Gol. Segundo apuração da "Reuters", a Latam teria enviado aproximadamente 50 cartas.
Na sexta-feira (9), a Gol acusou a Latam de aproveitar a falência da empresa para tentar contratar seus pilotos e se apropriar de suas aeronaves.
"Imediatamente após protocolar a petição do Capítulo 11, a Gol tomou conhecimento de que a Latam estava tentando adquirir arrendadores, aviões e pilotos ", afirmou a Gol.
Em nota, a Latam disse que "está em contato permanente com as partes interessadas relevantes em matéria de frota..."
"A companhia está ativa no mercado há vários meses com o objetivo de garantir a capacidade necessária para atender às necessidades contínuas e de longo prazo no contexto dos desafios globais da cadeia de suprimentos e da falta de aeronaves/motores", acrescentou em nota.
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
A medida terá duração de 30 dias e visa permitir que a empresa conduza uma investigação completa do ocorrido.