Joe Biden pretende banir importação de carros da China

Biden disse que os veículos elétricos chineses são uma ameaça à segurança dos EUA.

Author
Publicado em 12/04/2024 às 16:46h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 12/04/2024 às 16:46h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pretende banir a importação de carros elétricos da China ao país norte-americano. Segundo o senador Sherrod Brown, presidente do Comitê Bancário do Senado, "veículos elétricos chineses são uma ameaça para a indústria automobilística americana".

🚗 Em comparação com outros legisladores dos EUA, o senador Brown tem comentários mais incisivos sobre o assunto. Em publicação feita no X (ex-Twitter), o senador disse que: “Não podemos permitir que a China traga a sua fraude apoiada pelo governo para a indústria automobilística americana”.

Em fevereiro de 2024, a Casa Branca deu início a uma investigação para avaliar se os carros chineses representam uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos. Essa decisão gerou apreensão em diversos setores, incluindo a indústria automobilística e o mercado financeiro.

Leia também: Shein diz que é contra o aumento do ICMS em compras de até US$ 50

No mesmo período, Joe Biden disse que os veículos elétricos chineses eram uma ameaça à segurança dos EUA porque seus sistemas operacionais podem enviar informações confidenciais para Pequim. No entanto, as autoridades do governo reforçaram que aquela foi apenas a primeira etapa do que poderia ser uma série de respostas políticas para impedir os veículos chineses.

A investigação se desenrola em um cenário de acirrada competição no mercado automotivo global, com a China liderando a produção mundial e disputando com o Japão o posto de maior exportador de veículos. No entanto, nos EUA, a presença de carros chineses ainda é limitada, em parte devido à tarifa de 27,5% imposta pelo governo americano sobre a importação desses veículos.