Jatos da Embraer (EMBR3) terão internet da Starlink, de Musk

A Flexjet já planeja integrar a internet da Starlink em toda a sua frota de Praetors.

Author
Publicado em 06/08/2025 às 17:01h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 06/08/2025 às 17:01h Atualizado 1 dia atrás por Marina Barbosa
Internet será uma solução de pós-venda para os clientes dos jatos da Embraer (Imagem: Shutterstock)

Jatos da Embraer (EMBR3) poderão ser equipados com internet de alta velocidade da Starlink, de Elon Musk, a partir de agora.

✈️ Isso porque a Embraer vai oferecer a conectividade da Starlink como uma solução de pós-venda para os compradores dos seus jatos Praetor 600, Praetor 500, Legacy 500 e Legacy 450.

A solução foi anunciada nesta quarta-feira (6) por meio de uma parceria com a Nextant Aerospace, unidade de negócios de engenharia da Flexjet.

Empresa americana especializada em serviços de aviação de luxo, a Flexjet é a maior operadora de Praetors no mundo e já planeja integrar a internet da Starlink em toda a sua frota de Praetors.

"O Praetor é um dos jatos executivos mais avançados tecnologicamente em sua categoria, e a integração da Starlink garante que os passageiros terão uma experiência de conectividade fluida", comentou o presidente da Divisão de Serviços Técnicos da Flexjet, Jay Heublein.

"Essa iniciativa reforça nosso compromisso contínuo em proporcionar experiências de voo com conexões estáveis e sem interrupções, em qualquer parte do mundo", acrescentou a Vice-Presidente de Suporte ao Cliente e de Pós-Venda para Aviação Executiva da Embraer Serviços & Suporte, MarshaWoelber.

Leia também: Embraer (EMBR3) corrige erro e troca prejuízo por lucro de R$ 675 mi no 2T25

Starlink

🛰️ A Starlink já é usada em voos de outras companhias aéreas, como Air France, Qatar Airways e Hawaiian Airlines.

Em janeiro, a americana United Airlines (U1AL34) disse que também testaria o serviço em uma aeronave da Embraer.

A empresa de Elon Musk tem ganhado espaço na aviação civil, pois promete internet de alta velocidade e baixa latência, o que possibilita a conexão dos passageiros durante toda a viagem.

Segundo a companhia, esta solução permite que os passageiros participem de atividades anteriormente não funcionais em voo, como videochamadas, jogos online e outras atividades de elevada velocidade de dados.

"A Starlink fornece uma velocidade de transferência até 40-220 Mbps a cada avião, permitindo que todos os passageiros acedam à Internet com capacidade de streaming ao mesmo tempo", diz.

Investimento nos EUA

💲 A Embraer também anunciou nesta semana a intenção de investir mais de US$ 500 milhões nos Estados Unidos nos próximos três a cinco anos.

O plano foi revelado depois que a companhia consegui ficar de fora da lista do tarifaço de Donald Trump.

A Embraer seria uma das mais atingidas pela tarifa de 50%, já que traz dos Estados Unidos boa parte da sua receita. Por isso, enviou seu CEO para os Estados Unidos, Francisco Gomes Neto, para tentar reverter a taxação.

Com as negociações e o interesse dos americanos nos produtos de aviação brasileiros, o setor acabou ficando isento das tarifas.

Leia também: Quais empresas da B3 ganham e perdem com reviravolta no tarifaço de Trump?