Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
A temporada de declaração do Imposto de Renda 2024 já começou. E, neste ano, não só idosos, pessoas com deficiência e professores que terão prioridade no pagamento da restituição. Quem fizer a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição via Pix também pode receber primeiro.
🦁 A declaração pré-preenchida reúne os dados recebidos pela Receita Federal das empresas com o intuito de agilizar e reduzir os erros na declaração do IR (Imposto de Renda). E, segundo o Fisco, será disponibilizada para 75% das pessoas físicas que devem ajustar as contas com o Leão neste ano. Para acessar o documento, no entanto, é preciso ter uma conta gov.br de nível ouro ou prata.
Leia também: Você já pode declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2024
Já a restituição via Pix é possível quando a chave Pix é o CPF do contribuinte. Chaves de e-mails, telefones ou aleatórias ainda não podem ser utilizadas para recebimento de restituição do Imposto de Renda. Neste caso, o contribuinte deve indicar uma conta bancária de sua titularidade para receber a restituição e, consequentemente, ficará de fora da lista de prioridades da restituição.
Veja a ordem para o pagamento da restituição:
Se houver empate dentro desses critérios, a prioridade será de quem entregou a declaração primeiro. A Receita Federal destacou ainda que a formação dos lotes de restituição depende dos valores repassados pelo Tesouro Nacional.
🗓️ A restituição do Imposto de Renda 2024 começará a ser paga em 31 de maio -o último dia para enviar a declaração para a Receita Federal. Os pagamentos seguem até 30 de setembro, divididos em cinco lotes de restituição. Veja as datas:
Se não entrar na lista de prioridades, a sua restituição será corrigida pela taxa Selic enquanto estiver nos cofres do governo federal.
Segundo a Receita Federal, "o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito".
A restituição corresponde ao valor excedente de imposto pago pelo contribuinte ao longo do ano considerado na declaração (2023, neste caso). Caso tenha pagado menos imposto do que o devido, por outro lado, o contribuinte terá que pagar o complemento ao Fisco.
O contribuinte fica sabendo se terá imposto a restituir ou a pagar assim que preenche a declaração do Imposto de Renda. Quem tem direito à restituição, contudo, pode ficar com o imposto retido caso apresente pendências na declaração e caia na malha fina. Por isso, é recomendável conferir o status da sua declaração no site da Receita Federal.
Leia também: Imposto de Renda 2024: Receita já recebeu 1 milhão de declarações
A temporada de declaração do Imposto de Renda 2024 começou na sexta-feira (15) e vai até 31 de maio. Entre as novidades, estão o aumento da faixa de isenção e a necessidade de identificar os criptoativos que integram a sua carteira de investimento.
A Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações em 2024. Quem for obrigado a declarar e não enviar a declaração dentro do prazo (até 31 de maio), estará sujeito ao pagamento de multa.
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) da Marfrig supera ganho do Tesouro Direto