Iochpe-Maxion (MYPK3) pagará R$ 46 mi em JCP; BTG corta recomendação

Para ter direito ao recebimento, os investidores precisam estar posicionados no papel até o fechamento do pregão de 03 de outubro de 2025.

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Publicado em 29/09/2025 às 20:49h - Atualizado 6 horas atrás Publicado em 29/09/2025 às 20:49h Atualizado 6 horas atrás por Matheus Silva
O valor líquido equivale a R$ 0,30 por ação ordinária e será pago até 30 de abril de 2026 (Imagem: Reprodução)
O valor líquido equivale a R$ 0,30 por ação ordinária e será pago até 30 de abril de 2026 (Imagem: Reprodução)

💰 A Iochpe-Maxion (MYPK3) aprovou o pagamento de R$ 46 milhões em juros sobre o capital próprio (JCP), conforme comunicado enviado ao mercado nesta segunda-feira (29).

O valor líquido equivale a R$ 0,30 por ação ordinária e será pago até 30 de abril de 2026.

Para ter direito ao recebimento, os investidores precisam estar posicionados no papel até o fechamento do pregão de 03 de outubro de 2025.

A partir de 06 de outubro, os ativos passam a ser negociados na condição “ex-JCP”.

Rebaixamento do BTG pesa sobre as ações

Apesar do anúncio da remuneração aos acionistas, as ações da Iochpe-Maxion recuaram mais de 2% no pregão desta segunda-feira, refletindo a revisão negativa do BTG Pactual.

O banco reduziu a recomendação de compra para neutra e cortou o preço-alvo da ação de R$ 19 para R$ 14, citando um cenário mais desafiador para a indústria automotiva tanto no Brasil quanto no exterior.

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Segundo o relatório, assinado pelos analistas do BTG, a demanda mais fraca que o esperado nos Estados Unidos, especialmente em componentes estruturais — que respondem por cerca de metade do volume da companhia na região —, é um dos principais fatores que justificam a revisão.

Setor automotivo enfrenta ambiente mais difícil

O BTG também chamou atenção para outros pontos que devem limitar a valorização da empresa no curto prazo:

  • Valorização do real, que pressiona receitas dolarizadas;

  • Desalavancagem mais lenta do que a esperada;

  • Cenário mais desafiador no Brasil, com recuperação mais lenta da produção de veículos.

📈 Apesar disso, os analistas reconhecem que o valuation segue atrativo, mas destacam que os gatilhos de curto prazo para valorização são limitados diante do ambiente global mais restritivo.