Grupo Mateus (GMAT3) expande modelos de loja, mas ações recuam forte após balanço

Lucro dispara 146% no trimestre, porém mudanças contábeis e reação do mercado pressionam GMAT3.

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Publicado em 16/11/2025 às 12:27h - Atualizado 5 minutos atrás Publicado em 16/11/2025 às 12:27h Atualizado 5 minutos atrás por Wesley Santana

Este mês de novembro veio cheio de novidades para os investidores do Grupo Mateus (GMAT3). Uma das maiores redes de atacado do país anunciou a abertura de dois novos modelos de lojas.

A primeira é o Mateus Food Service, que funciona como um atacarejo de menor porte, diferente das grandes lojas que têm maior diversificação de produtos. A primeira unidade desta rede foi inaugurada em São Luís (MA), com cerca de 7 mil itens.

A ideia é expandir esse negócio para cidades menores, podendo ser alocado em espaços de, em média, 2 mil metros quadrados. Há um foco especial no setor de transformadores; portanto, há oferta de produtos para bares, restaurantes e hotéis.A outra novidade é a chegada da rede Spazio, um empório premium, também em São Luís. Outras duas lojas como essa devem ser abertas nos próximos meses.

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“Há um zelo com esse tema de expansão e nosso foco continua sendo o mesmo, com lojas maiores que sejam importantes para complementarmos a nossa rota [logística]”, disse Ilson Mateus Rodrigues, presidente do conselho de administração. “Estamos escolhendo, não podemos ter pressa, se serão 25 ou 30 lojas. Vamos ter supermercado e atacarejo, e onde couber lojas de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões serão atacarejo e de R$ 6 milhões a R$ 8 milhões serão lojas de varejo, mas vamos definindo isso durante o ano”, completou.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (14), durante a teleconferência de resultados da companhia. O espaço foi aberto para que os diretores do Mateus comentassem os números do terceiro trimestre, após a publicação do balanço.

No 3T25, o grupo atacadista viu seu lucro líquido avançar 146%, para acima de R$ 846 milhões, mostra o documento. Além disso, a receita líquida da companhia avançou 29%, somando R$ 10,7 bilhões no período.

Na análise da XP Investimentos, embora o fechamento tenha sido em linha com o esperado pelos analistas, diversos eventos impactaram o resultado. Um relatório da corretora comenta que mudanças contábeis ofuscaram o terceiro trimestre da companhia.

“No geral, acreditamos que o GMAT tem muito espaço para continuar crescendo e melhorando sua operação, embora as recentes mudanças contábeis possam gerar preocupações sobre possíveis novas alterações. Mantemos nossa recomendação de compra”, diz a XP, que projeta alta de 60% nas ações, com preço-alvo de R$ 9.

Depois da publicação do balanço, as ações da companhia caíram mais de 10% no pregão da B3. Na sexta, os papéis fecharam cravados em R$ 5,60, conforme dados da B3.