Globo bate o martelo e tira empresa da bolsa de valores; entenda

Empresa de comunicação pagou prêmio importante para comprar a maioria das ações da Eletromidia

Author
Publicado em 03/07/2025 às 12:02h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 03/07/2025 às 12:02h Atualizado 2 minutos atrás por Wesley Santana
Empresa atua na divulgação de conteúdo publicitário no ambiente offline (Imagem: Divulgação)

A bolsa de valores brasileira perdeu mais uma empresa nesta quinta-feira (3). Depois de ser adquirida pela Globo, a Eletromidia (ELMD3) teve seu capital fechado e ações deixaram de circular no mercado.

O cancelamento do registro de companhia aberta foi protocolado na quarta (2), o que resultou na saída da subsidiária do balcão da B3. A empresa estava cadastrada como emissora de valores mobiliários na categoria A.

Tudo começou em novembro do ano passado, quando a Globo decidiu aumentar sua participação na Eletromidia. A empresa tinha 27% do capital social, mas decidiu elevar o nível acionário comprando mais 65,9 milhões de ações, que representavam 47% do capital social, das mãos do fundo Vesuvius LBO.

Desde então, o mercado já esperava que a empresa de comunicação fizesse a operação chamada OPA (Oferta Pública de Aquisição) para tirar os papéis restantes da companhia do mercado. Diversos bancos e casas de análises disseram que esse era o plano mais visível, já que a aquisição significava um momento bastante estratégico e que valorizava o portfólio do grupo.

Na sessão após a divulgação da compra, os papéis da Eletromidia saltaram mais de 40%, com a expectativa dos investidores sobre o prêmio que a Globo pagaria pelas ações. A empresa definiu o repasse de R$ 27 por cada papel, que era equivalente a um prêmio de 47%.

“A transação era um tanto esperada pelo mercado, uma vez que a Globo já tinha uma participação de 27% na empresa. Considerando o alto prêmio, acreditamos que a empresa não deve enfrentar muita resistência dos acionistas para concluir a oferta pública de aquisição. Acreditamos que a transação deva ser aprovada pelo Cade”, avaliou o BBI.

Um mês depois, a operação de aquisição foi aprovada pelo Cade (Conselho de Defesa Administrativa), que deu aval para que o processo fosse concluído. Os conselheiros não apresentaram relatórios contrários aos M&A.

A Eletromidia é uma empresa de veiculação de propaganda fora de casa, modelo conhecida como OOH (mídia out of home). Além de outdoors pelas ruas das cidades, a empresa tem televisores espalhados por shoppings, painéis em pontos de ônibus e até faz envelopamento de metrôs.

“Essa aquisição faz parte da nossa visão de futuro, de diversificação de negócios para fazermos cada vez mais parte da jornada de vida do consumidor brasileiro”, afirma o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho. “A audiência de milhões de pessoas que nos escolhem diariamente na TV e nos dispositivos móveis é a mesma que circula pelas ruas. A Eletromidia é uma empresa brasileira, assim como a Globo, com uma atuação muito complementar à nossa.”