Gerdau (GGBR4) deve reduzir investimentos no Brasil
CEO reclamou da falta de proteção à indústria nacional, diante do aumento das importações do aço chinês.
A Gerdau (GGBR4) anunciou nesta quarta-feira (17) a venda de suas participações nas joint-ventures Diaco e Gerdau Metaldom. O negócio foi fechado por US$ 325 milhões para o grupo INICIA, atual sócio da Gerdau nessas empresas.
🤝 A Gerdau detém 49,85% da Diaco e 50,00% da Gerdau Metaldom, mas assinou acordos definitivos para a venda da totalidade dessas participações para o INICIA. A venda deve ser concluída ainda no primeiro semestre de 2024, após a aprovação dos reguladores.
Leia também: Petrobras (PETR4) retoma obras da Refinaria Abreu e Lima
Com atuação nos mercados da Colômbia, República Dominicana, Panamá e Costa Rica, Diaco e Gerdau Metaldom detêm unidades industriais de produção de aços longos com capacidades de produção de 360 mil toneladas de aciaria e 1.250 mil toneladas de laminação.
"Nos últimos 6 anos, o EBITDA médio combinado de ambas as operações foi de US$ 134 milhões, sendo a participação da Gerdau correspondente a aproximadamente 50% dessa geração", informou a Gerdau.
💰 Segundo a companhia, a venda da participação nessas joint-ventures "está alinhada à sua estratégia de alocação de capital, concentrando-se no crescimento e na competitividade dos ativos com maiores potenciais de geração de valor no longo prazo".
A Gerdau pretende usar os recursos obtidos com a transação na execução do seu programa de investimentos estratégicos.
CEO reclamou da falta de proteção à indústria nacional, diante do aumento das importações do aço chinês.
O resultado representa uma queda de 8,6% na comparação com o mesmo período de 2024, mas mostra avanço de 14% frente ao trimestre anterior.