Ford (FDMO34) desiste de produzir carro elétrico de 7 lugares

Decisão reflete a pressão de preços do segmento, mas pode custar US$ 1,9 bilhão.

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Publicado em 22/08/2024 às 15:52h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 22/08/2024 às 15:52h Atualizado 2 meses atrás por Marina Barbosa
Ford vai focar em segmentos em que tem "vantagens competitivas" (Imagem: Shutterstock)

A Ford (FDMO34) desistiu de produzir um SUV (veículo utilitário desportivo) elétrico de sete lugares. A decisão, no entanto, pode custar US$ 1,9 bilhão para a montadora, isto é, mais de R$ 10 bilhões na cotação atual.

💰 A Ford já havia adiado o lançamento do SUV elétrico de sete lugares da Ford, de 2025 para 2027. Mas, na quarta-feira (21), disse que não produzirá mais o veículo. A ação deve gerar uma baixa contábil de US$ 400 milhões, além de até US$ 1,5 bilhão em despesas adicionais.

A decisão ocorre em meio à desaceleração das vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos, além da pressão de preços decorrente dos custos de conformidade e do aumento da concorrência, sobretudo com veículos chineses.

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Na avaliação da companhia, esse cenário reforça a necessidade de "uma estrutura de custos globalmente competitiva". Por isso, a Ford decidiu rever a sua estratégia, para "oferecer um negócio de veículos elétricos rentável e com eficiência de capital".

"Com a compressão de preços e margens, tomamos a decisão de ajustar nosso roteiro de produtos e tecnologia e pegada industrial para atingir nossa meta de atingir EBIT positivo dentro dos primeiros 12 meses de lançamento para todos os novos modelos", afirmou o vice-presidente e diretor financeiro da Ford, John Lawler.

Van, picapes e caminhão seguem previstos

Mirando um "negócio competitivo e lucrativo", a Ford decidiu concentrar a sua próxima geração de veículos elétricos nos segmentos em que tem "vantagens competitivas", sobretudo vans comerciais, picapes médias e grandes e SUVs de longo alcance.

🚘 A montadora prevê o lançamento de uma van elétrica em 2026 e duas picapes em 2027. Um novo caminhão elétrico também está previsto para o segundo semestre de 2027. Já os SUVs de sete lugares devem receber tecnologias híbridas, que combinam um motor elétrico e um motor a combustão tradicional.

A Ford é a segunda maior vendedora de carros elétricos dos Estados Unidos, atrás apenas da Tesla (TSLA34). No segundo trimestre deste ano, por exemplo, a montadora vendeu 23,9 mil carros elétricos, um aumento anual de 72%. E o CEO da Ford, Jim Farley, disse que o novo plano de eletrificação leva em conta os resultados dessas vendas.

"Aprendemos muito como a segunda maior marca de veículos elétricos dos EUA sobre o que os clientes querem e valorizam, e o que é preciso para combinar o melhor do mundo com design de baixo custo, e construímos um plano que dá aos nossos clientes o máximo de escolha e explora nossos pontos fortes", afirmou.