Embraer (EMBR3) entrega 62 aeronaves no 3T25; veja comparativo
Fabricante brasileira de aviões marca golaço no segmento de aviação comercial, com 20 novos jatos.
A Embraer (EMBR3) fechou nesta segunda-feira (6) mais um contrato estratégico, que deve ampliar o uso das suas aeronaves na Europa.
✈️ A Suécia comprou quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium da Embraer, por meio de um programa que também envolve a Áustria e a Holanda e permite a compra de mais sete aviões.
De acordo com a companhia brasileira, a parceria entre Suécia, Áustria e Holanda tem como objetivo facilitar compras conjuntas, interoperabilidade e cooperação de longo prazo em torno da plataforma C390 Millennium.
"Essa parceria reforça a crescente reputação da aeronave como o novo padrão para transporte aéreo tático na Europa e entre as nações da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)", disse o CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior.
O C390 Millennium é uma aeronave militar que pode ser utilizada em missões de transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, reabastecimento em voo, combate a incêndios e missões humanitárias, por exemplo.
Além do caráter multimissão, o modelo promete transportar mais carga útil, voar mais rápido e mais longe que outras aeronaves de transporte militar de médio porte, além de operar inclusive em pistas temporárias ou não pavimentadas. Por isso, já é usado pelas forças aéreas do Brasil, Portugal e Hungria.
Ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson disse que a aquisição do modelo "é um grande marco na modernização e fortalecimento da Força Aérea Sueca".
"Com o C-390 Millennium, acredito que aumentaremos nossa eficiência operacional ao mesmo tempo em que aprimoraremos a interoperabilidade com nossos parceiros europeus", afirmou Jonson.
📈 Nas últimas semanas, a Embraer também fechou a venda de aeronaves para Latam, Avelo e SNC. Além disso, fechou um contrato com um Panamá e ampliou a parceria com Portugal. Tudo isso depois de a carteira de pedidos da companhia já ter batido recorde no segundo trimestre de 2025.
A companhia ainda entregou 62 aeronaves no terceiro trimestre de 2025, entre jatos comerciais, aviões executivos e de defesa, superando o desempenho dos trimestres anteriores. A expectativa é fechar o ano com a entrega de 77 a 85 aeronaves comerciais e mais 145 a 155 unidades na Aviação Executiva.
Fabricante brasileira de aviões marca golaço no segmento de aviação comercial, com 20 novos jatos.
A Latam vai expandir malha aérea no Brasil com até 30 novos destinos após encomenda de jatos E195-E2 da Embraer.