Embraer (EMBR3) apresenta protótipo do seu "carro voador", confira

Com protótipo em tamanho real concluído, a Embraer deve começar a testar o modelo.

Author
Publicado em 21/07/2024 às 16:38h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 21/07/2024 às 16:38h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Embraer apresentou protótipo do "carro voador" na Inglaterra (Divulgação)

A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer (EMBR3), apresentou neste domingo (21) o primeiro protótipo em escala real do seu "carro voador".

🛫 A aeronave foi produzida na cidade de Gavião Peixoto, em São Paulo, e revelada na 45ª edição do evento de aviação internacional Farnborough Airshow, realizada na Inglaterra.

A Embraer classificou o evento como um marco histórico. Afinal, o lançamento de um protótipo em escala real abre caminho para os testes do primeiro "carro voador" da empresa brasileira.

Veja outras imagens do protótipo:

"Esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes", afirmou o CEO da Eve Air Mobility, Johann Bordais.

Os testes devem avaliar todos os aspectos operacionais e de desempenho da aeronave, desde a capacidade de voo até os recursos de segurança. Segundo a Embraer, as informações obtidas nos testes serão utilizadas no aprimoramento do design e da funcionalidade do "carro voador".

Johann Bordais já havia dito, em maio, que a intenção da companhia é fazer testes de voo com o protótipo ainda neste ano, para que seja possível colocar o equipamento em serviço em 2026.

Leia também: Azul, Gol e Latam devem comprar aviões da Embraer

eVTOL

O "carro voador" é chamado formalmente de eVTOL, sigla de electric vertical take-off and landing aircrafts, isto é, aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais

No caso da Eve Air Mobility da Embraer, o eVTOL terá capacidade de pousar e decolar de forma vertical e asas fixas para voar em cruzeiro sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. Com motores elétricos, a aeronave pode alcançar até 100 km e uma velocidade de aproximadamente 185 km/h.

A Embraer já tem 2.900 cartas de intenções de compra do eVTOL. Segundo Bordais, a ideia é que o eVTOL represente uma opção extra de mobilidade. Ou seja, não será um substitutivo, mas uma alternativa ao carro e ao helicóptero.