Eletrobras (ELET3): Eduardo Haiama toma posse como CFO

Ex-CFO da Equatorial Energia, Haiama vai ocupar os postos deixados por Elvira Presta na elétrica

Author
Publicado em 10/10/2023 às 07:02h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 10/10/2023 às 07:02h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Fachada da Eletrobras no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O novo vice-presidente da Eletrobras (ELET3), Eduardo Haiama, tomou posse na segunda-feira (9). Ele comandará a Vice-Presidência Financeira e de Relações com Investidores da companhia.
Eduardo Haiama vai substituir Elvira Presta no alto escalão da Eletrobras. Elvira ocupava o cargo de Vice-Presidente Financeira e de Relações com Investidores desde 2019, mas renunciou em setembro. Ela deixou a empresa cerca de um mês depois do ex-CEO da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, também renunciar.
A Eletrobras anunciou o nome de Eduardo Haiama para o lugar deixado por Elvira em 26 de setembro. Haiama foi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Equatorial Energia (EQTL3) de 2008 a 2019 e ocupou essa mesma posição na Yduqs Participações de 2019 a 2022. Depois de eleito pela Eletrobras, também renunciou ao cargo de membro efetivo do Conselho de Administração da Equatorial.
Antes disso, Haiama trabalhou na área de pesquisa de renda variável do Banco UBS Pactual, como analista sênior do setor elétrico e de saneamento, e foi analista de produtos estruturados do Banco Itaú BBA. Ele é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e possui pós-graduação pela Duke University, dos Estados Unidos.
Apesar de Elvira Presta ter sido bem avaliada pelo mercado durante o tempo em que esteve na Eletrobras, os investidores também parecem ter gostado do perfil de Eduardo Haiama. As ações da elétrica subiram no dia em que o nome do novo vice-presidente foi anunciado.