Dona do ChatGPT, OpenAI demite CEO por desconfiança

Com saída de Sam Altman, companhia será comandada interinamente pela diretora de tecnologia, Mira Murati

Author
Publicado em 17/11/2023 às 20:55h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 17/11/2023 às 20:55h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
OpenAI é a dona do ChatCPT

Criadora do ChatGPT, a OpenAI demitiu o seu CEO e cofundador, Sam Altman, por não confiar mais nas capacidades de liderança do executivo. Com isso, o comando da companhia ficará interinamente com a sua diretora de tecnologia, Mira Murati.

Em comunicado publicado nesta sexta-feira (17), a OpenAI disse ter concluído, após um processo de revisão deliberada, que Sam Altman "não foi consistentemente franco em suas comunicações com o Conselho, prejudicando sua capacidade de exercer suas responsabilidades".

Leia também: Criptomoedas: Receita suspende divulgação de dados no Brasil

"O conselho não confia mais na capacidade dele de continuar liderando a OpenAI", afirma a nota. "Somos gratos pelas muitas contribuições de Sam para a fundação e o crescimento da OpenAI. Ao mesmo tempo, acreditamos que uma nova liderança é necessária à medida que crescemos", acrescentou o Conselho de Administração.

Sam Altman ajudou a lançar a OpenAI em 2015, junto com Elon Musk e outros investidores. No Twitter, ele disse ter adorado o tempo na companhia que criou o ChatGPT. "Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, para o mundo um pouco", escreveu, acrescentando que "terá mais a dizer sobre o que vem a seguir mais tarde".

Mira Murati: A nova CEO da OpenAI

Com a saída de Sam Altman, a OpenAI anunciou que a sua diretora de tecnologia, Mira Murati, assumiu interinamente o cargo de CEO da companhia nesta sexta-feira (17). Ela está há cinco anos na empresa e também tem experiência no campo de governança e políticas de Inteligência Artificial.

"Como líder das funções de pesquisa, produto e segurança da empresa, Mira é excepcionalmente qualificada para assumir a função de CEO interina. Temos a maior confiança em sua capacidade de liderar a OpenAI durante este período de transição", disse o Conselho de Administração.

Em nota, a administração da OpenAI disse ainda que continua totalmente comprometido com a missão de "garantir que a inteligência artificial beneficie toda a humanidade".