Do Tesouro ao CDB: Onde os brasileiros estão investindo seu dinheiro em 2024

Desde 2020, a base de investidores da B3 expandiu em mais de 80%.

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Publicado em 20/05/2024 às 15:24h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 20/05/2024 às 15:24h Atualizado 3 meses atrás por Matheus Rodrigues

💲 A B3 (B3SA3) anunciou nesta segunda-feira (20), que a base de investidores pessoas físicas cresceu continuamente por oito meses consecutivos, alcançando 5,1 milhões em renda variável e 17,4 milhões em renda fixa até março deste ano.

Este crescimento representou um aumento total de 2% em relação ao ano anterior, com um total combinado de 19,4 milhões de investidores, considerando aqueles que investem em ambas as modalidades.

Desde 2020, a base de investidores da B3 expandiu em mais de 80%.

Especificamente nos últimos doze meses, a renda fixa atraiu significativamente mais investidores, com produtos bancários como CDBs, LCIs e LCAs adicionando 1,9 milhão de novos investidores.

O valor sob custódia desses títulos subiu 22%, atingindo R$ 1,7 trilhão, embora o saldo mediano tenha reduzido de R$ 7 mil para R$ 6,3 mil.

O Tesouro Direto viu um incremento de 500 mil novos investidores, com um aumento de 23% no valor em custódia, totalizando R$ 130 bilhões, mas o saldo mediano caiu de R$ 3,1 mil para R$ 2,4 mil.

A dívida corporativa, que inclui debêntures e outros produtos, mostrou um aumento de saldo mediano de R$ 43 mil para R$ 48 mil, com o número de investidores crescendo 32%, somando 182,8 mil novos participantes.

💰 Por outro lado, os produtos de renda variável tiveram um desempenho misto. Ações e fundos imobiliários cresceram em número de investidores e em valor sob custódia, mas com uma queda no saldo mediano.

ETFs e BDRs, embora tenham visto uma redução no número de investidores, registraram um aumento nos valores sob custódia e nos saldos medianos.

Felipe Paiva, diretor de relacionamento com clientes e pessoas físicas da B3, destacou a importância da tecnologia na evolução do mercado.

Segundo ele, a facilidade proporcionada pela tecnologia tem sido decisiva para melhorar a experiência dos usuários no setor financeiro.

"O nosso papel é construir facilidades e novidades para tornar a experiência cada vez melhor, entregando otimização de tempo, serviço e informação”, afirma Paiva.