Dia vai fechar 340 lojas e manter operação apenas em SP

Empresa vai reduzir 60% da sua presença no país, focando no mercado paulista que é mais atrativo

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Publicado em 15/03/2024 às 06:00h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 15/03/2024 às 06:00h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Grupo espanhol desembarcou no Brasil em 2021. Foto: Shutterstock

🛒 Nesta quinta-feira (14), a rede de supermercados Dia anunciou que vai fechar 343 lojas no Brasil. O grupo espanhol vai manter a operação apenas no estado de São Paulo, onde há 244 unidades em funcionamento.

O plano de fechamento busca o equilíbrio financeiro, depois dos resultados negativos dos últimos dois anos. A companhia diz que a rentabilidade é maior nas unidades localizadas dentro de São Paulo.

"Essas medidas possibilitarão destinar os recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo na Espanha e na Argentina, onde atualmente a companhia conseguiu uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade", disse o Dia, em nota.

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Em 2023, a filial brasileira reportou um prejuízo total de 30 milhões de euros, se recuperando de uma baixa de 124 milhões registrada no ano anterior. Na Argentina, os resultados foram diferentes, já que a empresa fechou com um saldo positivo de 6 milhões, segundo balanço da companhia divulgado no mês passado.

Pioneirismo

💡 O Grupo Dia (acrônimo para Distribuidora Internacional de Alimentação) foi pioneiro no Brasil quando, em 2021, abriu a primeira franquia de redes de supermercados. Desde então, outros concorrentes seguiram o mesmo caminho, pulverizando o formato por todo o país.

Nos últimos anos, a rede apostou no chamado mercado de vizinhança -com espaços menores e em bairros residenciais- mas contou com a concorrência de marcas fortes, como Extra e Carrefour. Outra que entrou na disputa mais recentemente foi a mexicana Oxxo, que já soma 380 lojas em todo o país.