FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
A semana será carregada de dados econômicos, com a publicação da ata do Copom, da prévia da inflação e do Caged, entre outros. Contudo, o mercado também está de olho no cenário político brasileiro, pois o ex-presidente Jair Bolsonaro pode virar réu, por tentativa de golpe de Estado.
⚖️ O STF (Supremo Tribunal Federal) julga nas próximas terça (25) e quarta-feira (26) a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) que acusa Bolsonaro de liderar uma organização criminosa que tentou impedir o cumprimento do resultado das eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A denúncia acusa Bolsonaro de cinco crimes, cujas penas máximas chegam a 43 anos de prisão, e será julgada pela Primeira Turma do STF. O colegiado conta com 5 dos 11 ministros da Suprema Corte: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux.
Se a Primeira Turma do STF entender que a denúncia é sólida e aceitar a acusação, Bolsonaro e outros sete denunciados pela PGR se tornarão réus e terão que responder a uma ação penal. Neste caso, haverá novas coletas de provas, apresentações de defesa e depoimentos de testemunhas, além de um novo julgamento, no qual o STF decidirá se condena ou absolve os acusados.
Veja detalhes da denúncia contra Bolsonaro aqui
No campo econômico, a semana traz dados de inflação e emprego, além de possíveis pistas sobre o rumo da taxa básica de juros, a Selic.
🏦O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) elevou a taxa Selic em 1 ponto percentual, para 14,25% ao ano, na última quarta-feira (19). Além disso, que os juros subirão de novo em maio, só que em um ritmo menor.
Os detalhes da reunião do Copom virão à tona na terça-feira (25), por meio da publicação da ata do encontro.
Dois dias depois, o BC também publica o Relatório de Política Monetária, documento que substitui o Relatório Trimestral de Inflação e deve apresentar as projeções da autoridade monetária para a economia brasileira.
O presidente do BC, Gabriel Galípolo, dará uma entrevista à imprensa após a publicação do relatório e deve ser questionado sobre o ajuste da Selic. Será a primeira vez que Galípolo comanda a apresentação.
Temporada de balanços do 4T24 na reta final: Veja agenda da semana
A semana, contudo, começa com o tradicional Boletim Focus, na segunda-feira (24). Vale lembrar que, na semana passada, os analisas reduziram a projeção para a inflação de 2025, o que não acontecia desde o ano passado.
💲 Na quinta-feira (27), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a prévia da inflação de março, medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15).
Já o Tesouro Nacional divulga o resultado de fevereiro das contas do governo e da dívida pública, na quinta (27) e na sexta-feira (28), respectivamente.
Dados do mercado de trabalho também são esperados na sexta-feira (28), por meio da divulgação da taxa de desemprego e do Caged de fevereiro.
A arrecadação do mês passado também deve ser divulgada durante a semana pela Receita Federal.
Nos Estados Unidos, o foco está na divulgação da última leitura do PIB (Produto Interno Bruto) do quarto trimestre de 2024 e do PCE (índice de inflação preferido do Fed), previstos para a próxima quinta (27) e sexta-feira (28), respectivamente.
Além disso, os investidores continuam de olho no presidente Donald Trump, que prometeu anunciar novas tarifas comerciais no próximo dia 2 de abril.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial