Banrisul (BRSR6) reduz payout de 50% para 40%
Payout indica quanto do lucro líquido da companhia será distribuído aos acionistas em forma de proventos.
O governo do Rio Grande do Sul está recebendo doações para ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingem o estado. As contribuições podem ser enviadas por um Pix do Banrisul (BRSR6).
🆘 "Em parceria com o Governo do Estado, o Banrisul disponibiliza uma chave Pix para doações às comunidades atingidas pelas enchentes, utilizando o CNPJ 92.958.800/0001-38", informou o banco.
O Pix direciona os recursos para a conta SOS Rio Grande do Sul, fornecida pelo Banrisul com o intuito de concentrar e repassar as doações para o governo. A conta foi criada durante as enchentes que atingiram o estado em setembro de 2023 e reativada nesta semana.
Leia também: Por calamidade no Sul, governo federal decide adiar Enem dos Concursos
Segundo o governo do Rio Grande do Sul, tudo que for recebido pelo Pix será gerido e fiscalizado por um Comitê Gestor, composto por representantes do governo e entidades sociais.
"Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades", garantiu o estado.
Segundo o governo, esse canal oficial de doações "centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro".
⛈️ O Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas há uma semana e já decretou estado de calamidade pública. De acordo com a Defesa Civil, as enchentes já deixaram ao menos 37 mortos, 74 desaparecidos e 74 feridos. Além disso, mais de 23,5 mil pessoas estão desalojadas e 7,9 mil se encontram em abrigos.
O número de afetados pelas chuvas aumentou depois que uma barragem teve um rompimento parcial na quinta-feira (2), devido ao aumento da vazão do Rio das Antas e das fortes chuvas. Foi a barragem da Usina 14 de Julho, da Ceran (Companhia Energética Rio das Antas). A Ceran é controlada pela CPFL Energia (CPFE3), que disse estar monitorando as outras duas barragens do complexo energético Rio das Antas.
As chuvas ainda afetaram o funcionamento de diversas empresas, inclusive de nomes listados na B3. Marcopolo (POMO4), Gerdau (GGBR4) e Braskem (BRKM5), por exemplo, suspenderam parte das operações no Rio Grande do Sul, segundo o jornal "Valor Econômico". Randoncorp (RAPT4), Frasle (FRAS3), Minupar (MNPR3) também confirmaram a suspensão temporária de algumas unidades no estado.
Payout indica quanto do lucro líquido da companhia será distribuído aos acionistas em forma de proventos.
Provento será pago no dia 27 de março, no valor bruto de R$ 0,12 por ação