🔎 Nesta terça-feira (18), o Cloudflare, serviço de distribuição de conteúdo em nuvem, apresentou instabilidade que acabou atingindo vários sites e aplicativos, incluindo o X (Twitter) e o ChatGPT. Segundo o Down Detector, as falhas tiveram início por volta das 08h50 (horário de Brasília).
O próprio Down Detector registrou problemas de acesso. No X, o feed não carregava adequadamente e exibia a mensagem “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página”. Já no ChatGPT, aparecia um alerta pedindo o desbloqueio de uma ferramenta do Cloudflare. Serviços como o Canva também registraram instabilidade.
O que diz a Cloudflare
O site de status da Cloudflare confirmou o problema de conectividade e divulgou a informação. “A Cloudflare está ciente e investigando um problema que afeta vários clientes: erros do Widespread 500, Cloudflare Dashboard e API também falhando. Estamos trabalhando para entender o impacto total e mitigar esse problema. Mais atualizações a seguir em breve”, diz o comunicado.
Queda em 2024
Em setembro de 2024, a empresa sofreu uma queda parecida. Segundo o BleepingComputer, o acesso a sites que dependem da Cloudflare ficou indisponível em vários países. Usuários que tentavam entrar nessas páginas se deparavam com uma mensagem de erro apontando instabilidade.
⚠️ A publicação destacou que o problema atingiu apenas algumas regiões. Assim, era possível que usuários nos Estados Unidos acessassem normalmente, enquanto internautas em outros locais enfrentavam falhas, ou o inverso. No período da falha, os data centers da Cloudflare em Cingapura e Nashville (EUA) passavam por manutenção programada, segundo o relatório.
A empresa não é a única a sofrer com instabilidade neste ano. Uma falha na AWS (Amazon Web Services), serviço de computação em nuvem da
Amazon (AMZO34), causou instabilidade em vários sites e aplicativos por cerca de 15 horas em outubro. Empresas como iFood, Mercado Livre e PicPay foram afetadas.
O que á Cloudflare
A Cloudflare é uma entrega de conteúdo global e uma plataforma de segurança na web. Fundada em 2009, a Cloudflare direciona os acessos por servidores distribuídos globalmente, fortalecendo a segurança. Sua rede processa cerca de 78 milhões de requisições HTTP por segundo e atende milhões de sites, incluindo blogs e grandes empresas.