Itaú (ITUB4) bonifica acionistas na 6ª feira, veja quem tem direito
Banco vai pagar o valor referente às frações de ações resultantes da bonificação anunciada em 5 de fevereiro.
🚨 O Grupo Itaú anunciou nesta terça-feira (8) que vai reembolsar clientes por cobranças indevidas, somando um total de R$ 253,7 milhões.
O acordo foi firmado com o Banco Central e abrange quatro empresas do grupo: Itaú Unibanco (ITUB4), Itaú CBD, Luizacred e Itaucard.
O acordo com o Banco Central foi assinado em 31 de março e diz respeito a cobranças indevidas relacionadas à tarifa de avaliação emergencial de crédito.
Essa tarifa era aplicada quando o cliente utilizava serviços de crédito emergencial em situações específicas, como ao exceder o limite do cheque especial ou realizar operações sem saldo disponível na conta.
Segundo o Itaú, 70% do valor total já havia sido devolvido aos clientes antes mesmo da formalização do acordo com a autoridade monetária, refletindo a tentativa do grupo em resolver as questões pendentes de maneira ágil.
💲 O montante total de R$ 253,7 milhões será restituído por diferentes empresas do Grupo Itaú, com destaque para:
O acordo reflete uma tentativa das instituições financeiras de reparar práticas inadequadas relacionadas à cobrança de tarifas sobre serviços emergenciais de crédito.
O Itaú destacou que a maior parte dos reembolsos já foi processada e que os clientes afetados podem verificar a situação diretamente com o banco ou empresas relacionadas.
➡️ Leia mais: CXSE3 ou BBSE3? UBS BB elege outra ação como ‘preferida’; confira
O acordo com o Banco Central estabelece um precedente importante para o setor bancário, especialmente considerando que grandes instituições estão sendo monitoradas quanto à transparência e à adequação de suas práticas de cobrança.
Os clientes impactados devem estar atentos às comunicações oficiais do banco e verificar se têm valores a serem restituídos.
📈 O acompanhamento dessas informações pode ser feito diretamente junto ao Itaú Unibanco e às demais empresas envolvidas no acordo.
Banco vai pagar o valor referente às frações de ações resultantes da bonificação anunciada em 5 de fevereiro.
As Letras Financeiras possuem caráter perpétuo.