Campos Neto tenta desfazer imagem 'politizada' do BC

Em uma votação apertada, o Copom do BC decidiu pela redução da taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual.

Author
Publicado em 27/05/2024 às 17:31h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 27/05/2024 às 17:31h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
Os quatro membros restantes votaram por uma redução mais expressiva (Shutterstock)

Em declaração concedida nesta segunda-feira (27), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, enfatizou o caráter técnico da decisão do Copom (Comitê de Política Monetária ), após a votação apertada na última reunião do colegiado.

💲 Em uma votação apertada, o Copom do BC decidiu pela redução da Selic (taxa básica de juros) em 0,25 ponto percentual, passando de 10,75% para 10,50% ao ano. A decisão, que vai na contramão da expectativa do mercado, foi tomada por cinco dos nove membros do Copom, incluindo o presidente Roberto Campos Neto.

Leia também: Maior restituição da história: Receita pagará 1º lote na próxima sexta (31)

Os quatro membros restantes votaram por uma redução mais expressiva, de 0,50 ponto percentual, alinhada com as recentes declarações do presidente Lula em favor de uma política monetária mais expansionista.

💰 De acordo com o presidente do BC, apesar das divergências, houve um consenso de que o cenário havia mudado desde a reunião anterior do Copom, realizada em março, quando a autoridade monetária indicou um corte de 0,5 ponto. “Tem uma tentativa de politizar as decisões. Não foi isso que aconteceu”, afirmou Campo Neto.