Booking é condenado por cancelar hospedagem para festas de final de ano

Plataforma de reservas de acomodações terá de indenizar clientes por danos morais

Author
Publicado em 27/12/2023 às 15:57h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 27/12/2023 às 15:57h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)

👨‍⚖️ O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou, nesta quarta-feira (27), a plataforma de reservas de acomodações Booking a indenizar clientes por danos morais, por ter cancelado suas reservas para as festas de final de ano sem comunicação prévia. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo". 

💰 O Booking terá que pagar R$ 2,5 mil para cada um dos três consumidores que entraram com pedido de indenização. O caso ocorreu em uma pousada de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. 

Veja também: JBS (JBSS3) irá investir R$ 570 mi em três novas fábricas

📋 No processo, os consumidores relatam que chegaram a fazer check-in na pousada em Ubatuba, mas minutos depois tiveram as reservas canceladas e foram expulsos do local sem nenhum tipo de assistência do Booking. 

O caso já tinha sido julgado em primeira instância. A empresa havia sido condenada a reembolsar os clientes, que relataram ameaças da dona da pousada e até agressões físicas. 

O processo está na Justiça de São Paulo desde o ano passado, porém só foi julgado em segunda instância em novembro deste ano. 

“Os fatos narrados nos autos ultrapassam aqueles vividos no cotidiano e excedem o razoavelmente esperado na vida em comunidade. Os autores, indubitavelmente, experimentaram angústia, descrença, medo, instabilidade emocional e aflição diante das agressões sofridas”, disse o desembargador relator Gomes Varjão, que declarou que a Booking.com é responsável pela ocorrência por integrar a cadeia de consumo.