Raízen (RAIZ4) pagará dividendos em 28 de março
Provento foi anunciado em julho de 2024, mas data de pagamento só foi fixada agora.
💲 A Raízen (RAIZ4) comunicou nesta terça-feira (15), que o Banco Central da Noruega, por meio do fundo Norges Bank Investment Management, reduziu sua participação acionária para 4,997% do capital da companhia.
Com a movimentação, o fundo passa a deter 67.900.514 ações ordinárias da empresa.
A redução leva a posição do investidor estrangeiro para abaixo do limite de 5% que exige divulgação obrigatória à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A saída parcial do Norges Bank acontece em um momento de reestruturação estratégica da Raízen, que busca reduzir alavancagem e concentrar esforços em operações com maior retorno de capital.
A companhia passa por uma reavaliação interna de portfólio, com foco em melhorar a geração de caixa.
Há um mês, o banco Safra reduziu o preço-alvo das ações RAIZ4 de R$ 5,60 para R$ 2,90, mas manteve recomendação de compra, com potencial de valorização de cerca de 70%.
➡️ Leia mais: Petrobras (PETR4): CEO diz que “já está na hora de olhar de novo” preço dos combustíveis
Segundo o relatório do Safra, a nova fase da companhia, impulsionada por mudanças na gestão e na alocação de capital, tende a refletir em melhora da percepção de risco, redução do endividamento e maior eficiência operacional.
A expectativa é que, com maior disciplina financeira e foco em ativos estratégicos, a Raízen recupere margens e recupere espaço no mercado.
📊 A companhia atua nos segmentos de energia renovável, distribuição de combustíveis e bioenergia, sendo considerada uma das líderes na produção de etanol de segunda geração no Brasil.
Provento foi anunciado em julho de 2024, mas data de pagamento só foi fixada agora.
Norges Bank, o banco central norueguês, reduz participação na brasileira produtora de açúcar e etanol