B3 (B3SA3): falha técnica exibe cotações desatualizadas no 1º pregão de agosto

Problema afetou Ibovespa, IFIX e outros índices; bolsa afirma que negociações seguem normais.

Author
Publicado em 01/08/2025 às 12:59h - Atualizado 11 horas atrás Publicado em 01/08/2025 às 12:59h Atualizado 11 horas atrás por Wesley Santana
B3 é responsável por organizar a bolsa de valores do Brasil (Imagem: Shutterstock)

Os investidores que buscaram as cotações da B3 nesta sexta-feira (1°) se depararam com alguns problemas. O movimento dos índices da bolsa de valores brasileira apresentou erros técnicos durante toda a manhã.

Por volta das 15h, a situação teria sido normalizada, conforme aponta nota emitida pela companhia. "A B3 informa que já normalizou a publicação dos índices Ibovespa, IBBR (Ibovespa BR+) e Smll (Small Cap)".

Neste horário, o Ibovespa (IBOV), operava aos 132,6 mil pontos, com recuo de 0,28% no dia.

Ante disso, por exemplo, o mesmo indicador apresentava as cotações do pregão da última quinta, ainda em julho. O erro era visto na maioria das plataformas de acompanhamento, como o próprio Google, que, por volta das 12h30, ainda mostrava o fim do pregão anterior.

Os índices de dividendos (IDIV), small caps (SMLL) e de consumo (ICON) também apresentavam erros. Até o IFIX apresentava a cotação do fim do pregão de julho, aos 3.436 pontos, faixa que manteve mesmo depois da correção do problema técnico.

Conforme nota da B3 (B3SA3), o problema estaria relacionado a uma falha técnica que ainda está sendo apurada. A bolsa afirma, no entanto, que não há prejuízo aos investidores, já que os dados estão sendo computados normalmente.

Leia mais: Cury (CURY3) entra e São Martinho (SMTO3) sai da 1ª prévia do Ibovespa

Um levantamento da reportagem da reportagem mostrou que a cotação das ações estão sendo atualizadas normalmente. A Marcopolo lidera entre as altas do dia, com avanço de 5,5%, para acima de R$ 8,70.

Os índices da bolsa de valores servem como referência para setores ou categorias de ações. Desta forma, eles são resultados da negociação de um grupo de companhias.

No caso do Ibovespa, ele usa as principais companhias listadas na B3 para gerar uma pontuação diária. O mesmo serve para o IFIX que considera os FIIs mais líquidos do balcão.