Dividendos: Axia, Gerdau e mais 9 empresas têm "data com" na semana
Só a antiga Eletrobras vai pagar até R$ 2,07 por ação para os acionistas registrados na 6ª feira.
Na semana passada, uma tradicional empresa da bolsa de valores surpreendeu o mercado ao anunciar sua troca de nome. A Eletrobras agora passa a se chamar Axia Energia (AXIA3), conforme comunicado divulgado pela companhia.
A mudança de nome vem também acompanhada de um novo código de identificação na B3. A partir desta segunda-feira (10), a empresa adotará os seguintes tickers:
A troca também inclui os papéis que são negociados na bolsa de Nova York. Na NYSE, os ADRs ficarão no seguinte formato:
Segundo a ex-Eletrobras, o rebranding faz parte de um novo momento da companhia, que vem sendo construído desde 2022 — ano em que foi privatizada, deixando de ser uma empresa estatal.
O documento explica que o nome “Axia” vem do grego e significa “valor”, além de remeter à palavra “eixo”. A nova marca também quer representar um novo momento da companhia, com disciplina financeira, excelência operacional e geração de valor.
“A iniciativa reflete a convicção de que o futuro da energia será construído por empresas sólidas, confiáveis e capazes de catalisar negócios que impulsionam o desenvolvimento econômico sustentável”, informou a companhia em nota.
“O foco estratégico é o de uma empresa que passa a oferecer a seus clientes e ao mercado uma visão de energia que vai além da commodity, com soluções completas que catalisem resultados e atendam às necessidades de negócio dos clientes”, continuou.
Só a antiga Eletrobras vai pagar até R$ 2,07 por ação para os acionistas registrados na 6ª feira.
Somente a partir de setembro de 2023 é que os ETFs listados na B3 podem distribuir proventos.